Categorias

Região de Rio Claro pode receber o segundo geoparque do país

Unesp e Unicamp realizaram nesta segunda-feira (29) um simpósio para discutir a implantação do Geoparque Corumbataí, que seria o segundo do país. Projeto visa incentivar o turismo sustentável em Rio Claro e mais sete municípios da região.

Rio Claro e mais sete municípios da região discutem a criação do Geoparque  Corumbataí, proposta que pretende fomentar o desenvolvimento sustentável do turismo regional. O projeto está sendo desenvolvido pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Rio Claro, em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e abrange também os municípios de Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba e Santa Gertrudes. O assunto foi tema do I Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí realizado nesta segunda-feira (29) no campus da Unesp em Rio Claro. Se for implementado, o Geoparque Corumbataí será o segundo do Brasil que tem apenas o Geoparque Araripe, no Ceará.

A professora Cleópatra da Silva Planeta, pró-reitora de Extensão Universitária, lembrou que a missão da universidade é dialogar com outros setores da sociedade. Para ela, a criação do Geoparque Corumbataí permitirá a troca de saberes entre a comunidade científica e as comunidades do entorno da bacia do rio Corumbataí. “Acreditamos no potencial desse projeto que vai gerar desenvolvimento econômico, social e ambiental que irá refletir positivamente nos municípios que aceitaram o desafio de tornar essa região um geoparque”, destacou a professora Luciana Cordeiro de Souza Fernandes, coordenadora do simpósio.

Publicidade

O vice-reitor da Unesp, Sérgio Roberto Nobre, assinalou a relevância histórica do momento ressaltando que a ciência sempre deve estar a favor da comunidade. “O geoparque possibilita que as pessoas tenham acesso ao conhecimento de fatos ocorridos há milhões de anos”, pontuou. O diretor do IGCE da Unesp Rio Claro, José Alexandre Perinotto, enalteceu a participação e a colaboração dos municípios no projeto.


Comentários: