Categorias

Operação Inverno 2017 têm início nesta quinta-feira

Ação oferece atendimento a pessoas em situação de rua no período de frio.

A Operação Inverno prevê atendimento a pessoas em situação de rua durante o período de frio. As rondas serão realizadas todos os dias da semana, das 18 às 22 horas, até o dia 31 de agosto. Uma vez consideradas expostas, são abordadas e, se aceitarem ajuda, são levadas para o Instituto Viver e Conviver (IVC), onde recebem banho, alimentação e direito a pernoite. A entidade tem 40 leitos disponíveis.

Quem passa pelo IVC também recebe atendimento psicossocial e encaminhamento para outros serviços conforme a necessidade da pessoa. Se o morador de rua for migrante, poderá receber passagem para retorno à sua cidade de origem.

Publicidade

A população também pode colaborar com o trabalho do IVC informando a localização de pessoas dormindo ao relento. O contato pode ser feito pelos telefones (19) 3533-1298 e (19) 3524-8910, das 18 às 22 horas.

Durante o dia, o atendimento aos moradores de rua é feito pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), localizado no terminal rodoviário. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A ação é desenvolvida pelo Instituto Viver e Conviver (IVC), em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Segurança. Uma equipe composta por assistente social, guarda municipal e motorista percorre as ruas do município no período noturno buscando identificar as pessoas que estão expostas ao relento, oferecendo acolhimento e acompanhamento do serviço social.


Comentários: