Categorias

1ª Semana Nacional de Arquivos em Rio Claro

Arquivo Público terá programa especial na próxima semana dentro do calendário de atividades da 1ª Semana Nacional de Arquivos. Comunidade poderá participar de caminhada cultural, bate-papo, palestras e casa aberta.

Rio Claro está entre os municípios que participarão da 1ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece entre os dias 5 e 10 de junho, em todo o país.  Diversas atividades foram programadas pelo Arquivo Público e Histórico “Oscar de Arruda Penteado”.

Para a abertura da Semana, na segunda-feira, 5, será realizada uma “Caminhada Cultural”. Os participantes vão fazer percurso a pé pela área central da cidade. “O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre o patrimônio arquitetônico local”, explica a superintendente do Arquivo Público, Mônica Frandi Ferreira. A atividade é gratuita e toda a comunidade está convidada a participar das 19h30 às 21h, saída defronte a Faculdade Asser (Rua 7, 1.193, Centro).

Publicidade

A visita será conduzida pelos docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Asser, pelo restaurador da Catedral Metropolitana e do Mosteiro de São Bento em São Paulo, João Rossi, e por representantes do poder público municipal, por meio do Arquivo Público e Histórico e do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.

A programação continua na terça-feira, 6, com bate-papo cultural com o historiador Thiago Amado, que irá apresentar seu trabalho, Casa Aberta: Conhecendo o APHRC, sobre o movimento integralista brasileiro. A atividade terá início às 20 horas no Gabinete de Leitura que fica na Avenida 4, 427, Centro.

Na quarta-feira, 7, a partir das 9h, serão apresentadas as instalações e atividades desenvolvidas pelo Arquivo.

A Semana de Arquivos de Rio Claro será encerrada na quinta-feira, 8, com apresentação de duas palestras, das 14h às 17h, na sede da autarquia localizada no Núcleo Administrativo Municipal. Os temas “A gestão documental e o acesso à informação nos municípios paulistas” e “Processo de elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos e os resultados da gestão documental no Estado”, serão discutidos pelos técnicos do Arquivo do Estado de São Paulo, Márcio Amêndola de Oliveira e Marcelo Henrique de Assis.

A 1ª Semana Nacional de Arquivos é uma promoção do Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa. O evento será realizado na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho.


Comentários: