Categorias

Gestores da Unesp, prefeitos e deputados estaduais se reuniram na quarta-feira para discutir a saúde financeira da universidade e a aproximação da instituição com governos municipais e comunidades onde mantém campus.

O I Fórum de Gestores da Unesp foi realizado no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento reuniu cerca de 90 pessoas, entre gestores da universidade, prefeitos e deputados estaduais. Os participantes discutiram a situação financeira da Unesp e maneiras de aproximar a universidade dos governos municipais e das comunidades nas 24 cidades onde a Unesp tem câmpus.

O reitor da Unesp, professor Sandro Roberto Valentini, falou sobre o “Impacto financeiro dos programas de expansão, de inclusão e de permanência estudantil na Unesp”, e o professor Álvaro Martim Guedes, assessor da Pró-Reitoria de Administração da Unesp, discorreu sobre “Impactos socioeconômicos da Unesp nos municípios paulistas”.

Publicidade

Hoje as três universidades paulistas, Unesp, USP e Unicamp, recebem 9,57% do ICMS arrecadado no estado, sendo destinado à Unesp 2,34% desse montante. As universidades lutam para aumentar esse percentual de repasse. Para isso, o apoio dos políticos é fundamental. “Está nas mãos do executivo e do Legislativo de São Paulo, bem como da comunidade acadêmica, garantir a sobrevivência do mais bem-sucedido sistema de ensino superior brasileiro, construído durante décadas por docentes e pesquisadores com o apoio de políticos paulistas com visão de futuro”, afirmou Valentini.


Comentários: