Categorias

Desfile cívico em comemoração aos 190 anos de Rio Claro será no Schmidtão

A concentração terá início às 8 horas em frente ao portão da Rua 9 do estádio municipal

Todos estão convidados a contemplas o desfile cívico em comemoração aos 190 anos do município neste sábado, a partir das 8h30, no Estádio Municipal “Dr. Augusto Schmidt Filho”, o Schmidtão. Muita música e diversão prometem animar o público presente no ato cívico que terá a participação de bandas e fanfarras. O desfile irá reunir cerca de 1.200 participantes de vários segmentos sociais.

A concentração terá início às 8 horas em frente ao portão da Rua 9. Às 8h30 será realizado o hasteamento das bandeiras e chamamento das autoridades. O hasteamento será feito ao som da marcha batida executada pelo Tiro de Guerra. A execução e o canto dos hinos do Brasil e de Rio Claro ficarão por conta da banda e do Coral Encanto Jovem da Guarda Mirim. Durante a execução do hino nacional, dois paraquedistas vão descer com as bandeiras do Brasil e de Rio Claro e pousar no centro do campo de futebol.

Publicidade

A Secretaria Municipal da Educação participará das festividades com 250 alunos de cinco escolas que vão representar as 56 unidades da rede municipal de ensino. A Escola Agrícola “Engº. Rubens Foot Guimarães” irá se apresentar com fanfarra e balizas. As demais unidades terão crianças desfilando com faixas informativas sobre os níveis de ensino, projetos e ações da Secretaria da Educação.

A Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior Dois (BRM CPI-2) também irá desfilar no ato cívico em Rio Claro. O corpo musical vai se apresentar com 16 homens e fará o encerramento do desfile fechando a passagem dos 1.200 participantes. A condução dos músicos será feita pelo maestro da banda, 2º Sargento PM Marcos Antonio Pereira Torres. O Colégio Puríssimo irá levar sua fanfarra com 40 componentes para o desfile, com participação do grupo mirim com instrumentos de percussão. Outros 40 alunos do curso extra de basquete também vão desfilar.

Outra fanfarra que marcará presença no desfile é a da Secretaria Municipal de Assistência Social. O grupo trará repertório centrado nos 190 anos de Rio Claro, com destaque para os períodos de formação e desenvolvimento como a ocupação da cidade pelos tropeiros, a escravidão, a cultura canavieira, cafeicultura, ferrovia, horto florestal e a industrialização. No total, 180 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos, participarão do desfile para contar essa história. A Secretaria de Assistência Social estará representada pelos quatros Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Projovem, Flores, Bandeirantes e Brasília), bem como entidades parceiras: Artevida, Apae, Instituto Viver e Conviver (IVC) e União de Amigos (Udam).

O desfile cívico ainda terá participação dos grupos de escoteiros, Secretaria de Esportes, Etiqueta Modelos e Manequins, viaturas do Batalhão do Exército, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, e outros órgãos e entidades.

 


Comentários: