Categorias

Casarão da Cultura mantem exposição de mostra fotográfica até 7 de julho

Segundo organizadores, concurso teve foco no registro do sentimento de pertencimento aos espaços do município

A mostra “Rio Claro Revela Sua História” permanece em exposição no Casarão da Cultura e pode ser contemplada de segunda a sexta durante o horário comercial até o dia 7 de julho. Aberta na última sexta-feira, 23, a exposição tem como principais destaques, os trabalhos premiados após avaliação da comissão julgadora.

Segundo os organizadores, com a temática “Itinerários Urbanos: percursos, pontos de referência e identidade espacial”, a edição deste ano do concurso teve foco no registro do sentimento de pertencimento aos espaços do município. As fotos contam histórias e sensações do percurso cotidiano, memórias de trajetos, apreensão visual e identidade espacial, na busca de elementos que definem a imagem da cidade, como vias, limites, bairros, cruzamentos e outros elementos marcantes.

Publicidade

A medalha de outro foi concedida a Aderaldo Teixeira Pires Júnior, pelas fotografias “O sol que esquenta a Saudade”, “Luzes da Visconde” e “Horas Paradas”. Paula Caldas Castello Branco recebeu a medalha de prata com três fotos abordando a bicicleta para ilustrar o tema “Vias de circulação urbana: a relação entre indivíduo e meio”. O bronze foi para Donalis Delgado Pena com as fotos “Cidade Azul”, “Destino incerto” e “Era uma vez um rio”.

Aderaldo Pires Júnior, diz ter ficado surpreso ao conquistar a medalha de ouro em sua primeira participação. O fotógrafo participou com sete fotos dos locais que mais gosta em Rio Claro e três foram selecionadas. “Para o observador, esse nosso recorte da realidade vira uma exposição de arte”, exclama.

As menções honrosas ficaram com Gilmar Missorici (“Telegrama à população de Rio Claro”), Luiz Fernando Letízio (“Chegada”), Fernando Diegues (“Companheiro me ajude…”) e Edson Mignella Facuri (“Sem Volta”).

O julgamento das imagens ficou por conta do trio de fotógrafos Renê Mainardi, Rubens Hardt e Marcos Gaspar. A presidência da comissão organizadora ficou a cargo do fotógrafo e artista plástico rio-clarense Luiz Miotto.

O Casarão da Cultura de Rio Claro, fica na Avenida 3 na esquina com a Rua 7, em frente à Praça da Liberdade.


Comentários: