Categorias

Moqueca

Uma comida confortante, leve, saborosa e tradicionalíssima na gastronomia brasileira. Neste texto falaremos um pouco sobre a Moqueca, suas origens, curiosidades e no final uma receita de fácil e rápido preparo.

A palavra Moqueca tem origem Africana e é derivada da palavra Mu´keka (Caldeirada de peixe) proveniente do dialeto quimbundo falado em uma região ao norte de Angola na África. As mais famosas são feitas à base de peixe, outras com camarão e algumas até com frango e ovos.

No Brasil, as moquecas mais famosas e tradicionais, são a Baiana e a Capixaba (Espírito Santo). O modo de preparo e ingredientes são muito parecidos mas existem algumas diferenças e curiosidades entre elas:

Publicidade

Moqueca baiana – se utiliza azeite de dendê e leite de coco e é feita na panela de barro africana.

Moqueca capixaba – se utiliza azeite de oliva com urucum e caldo de peixe  e é feita somente em panelas de barro típicas capixabas.

Moqueca Capixaba

Abaixo, uma rápida receita de moqueca capixaba para servir com arroz branco e se deliciar com a família e amigos:

Obs: Na falta da panela de barro, a moqueca pode ser feita em panela grande de ferro ou de inox com fundo grosso.

 

Ingredientes:

1 kg de peixe Robalo ou Badejo em postas

4 tomates grandes sem pele picados

1 cebola grande picada

1 maço de coentro

Sal a gosto

1 limão

1 xícara de café de azeite de oliva virgem

Colorífico de urucum

1 dente de alho

 

Modo de preparo:

 

Tempere as postas de peixe com sal e limão e deixe marinar por 15 minutos

Em uma panela de barro (ou as mencionadas anteriormente), fora do fogo, monte sua moqueca colocando a metade do azeite, o alho, metade da cebola, metade do tomate e uma pitada de sal

Disponha as postas de peixe sobre os ingredientes e por cima coloque o restante do tomate, da cebola e um pouco mais de sal

Leve ao fogo alto por 30 minutos, abaixe o fogo, regue a moqueca com o azeite de urucum,  cozinhe por mais 5 minutos e sirva ainda fervendo.

Acompanha arroz branco

 

Bom Apetite!


Comentários: