Categorias

Os Caminhos do Horto Florestal

O Horto Florestal é muito conhecido pela área na fazenda, o museu e as casinhas que formam a entrada, a famosa lagoa e a palmeiras no gramado. Essa com certeza é a parte mais visitada da floresta, porem com seus 22,3 km² o Horto possui muitas trilhas e áreas que boa parte da população da cidade não conhece.

Tendo como tema o aniversário da cidade (24 de junho) fui ao Horto Florestal de Rio Claro fazer uma das trilhas mais famosas, a dos 9 quilômetros, que é uma trilha estritamente para caminhada e corrida. É bem agradável por passar pelo meio da floresta, tendo a maior parte nas sombras dos eucaliptos e um relevo que facilita a prática de exercícios. Um dos pontos altos dessa trilha é o Córrego Ibitinga tento sobre ele uma pequena ponte de onde se pode observar a beleza do lugar.

Um parte da trilha dos 9 que muitos não conhecem é a Ponte do Escravos, uma lugar muito bonito, com uma trilha de fácil acesso, porem que está fechando de mato e com muitas aranhas por ser pouco frequentada. Sempre fui lá e nunca soube da história desse lugar, mesmo pesquisando não encontrei muita informação, caso você leitor sabia de algo da história deixe ai nos comentários.

Publicidade

O Horto é nosso patrimônio, um lugar para o contato com a natureza, pratica de esportes e lazer da população. É dever de todos nós preservarmos e cuidarmos da nossa floresta.


Comentários: