Categorias

Casos de dengue caem mais de 85% no primeiro semestre

De janeiro a junho deste ano foram confirmados 10 casos de dengue contra 72 no mesmo período do ano passado

O trabalho intenso dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses, com os mutirões de combate ao Aedes Aegypti e a colaboração da população, surtiu efeito positivo no primeiro semestre deste ano em Rio Claro. De janeiro a junho foram registrados 10 casos positivos de dengue na cidade, 62 casos a menos que no mesmo período do ano passado.

O CCZ continua monitorando a cidade e realizando ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta semana foi iniciada a coleta de larvas em diferentes pontos do município para uma nova medição do índice de Breteau, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada. O resultado da densidade larvária permite que o CCZ direcione as ações de combate ao Aedes aegypti procurando diminuir a incidência das doenças transmitidas pelo mosquito.

Publicidade

Mesmo durante o inverno, a população deve se manter em alerta e fazer inspeções de rotina em seus imóveis. Medidas simples podem diminuir o risco de proliferação do mosquito. Entre as principais recomendações estão manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; pôr o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; guardar garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo; não deixar a água da chuva acumular sobre lajes e utensílios; encher os pratinhos ou vasos de planta com areia; retirar a água de pneus velhos e guardá-los em locais cobertos, protegidos da chuva; e limpar as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.


Comentários: