Categorias

Casal de Lobos-Guará nos arredores do Horto Florestal de Rio Claro-SP

Em uma manhã, como sempre faço, fui pedalar com alguns amigos no Horto Florestal, gosto muito da bicicleta por ser silenciosa nos da a oportunidade de ver alguns animais, principalmente pela manhã quando estão mais ativos, mas não imaginava o que estava por vir. Próximo a um trecho de mata avistei um lobo-guará, não podia nem acreditar, já fiz sinal para os companheiros que vinham atrás. Parei a bicicleta com cuidado e por instinto já peguei o celular para fotografar, por um segundo pensei “porque não estou com a minha câmera”. Comecei a me aproximar lentamente para não assustar o bicho e de repente vi outro animal, um casal de lobos que oportunidade! A luz estava toda laranja perfeita para a fotografia, realçando a pelagem dourada dos lobos, consegui fazer umas 3 fotos, infelizmente não consegui chegar muito perto, pois logo eles foram embora. Uma parte de mim ficou triste, pois queria uma bela foto e outra ficou feliz por eles não estarem acostumados com humanos. Que experiência ver um casal assim tão de perto e poder fotografa-los.

Mesmo não tendo a qualidade que eu desejava, a foto tem um valor de registro da espécie nos arredores da nossa cidade e acredito que deva nos alertar para a necessidade da preservação da vida animal e do pouco que resta do habitat onde vivem essas espécies. O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal proveniente do cerrado e é o maior canídeo da América do Sul atingindo 0,90 cm de altura e até 30 quilos. Encontrado na Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil, vive cerca de 15 anos, é onívoro e tem uma vida solitária. É um animal curioso e praticamente inofensivo, também é uma espécie quase ameaçada de extinção e símbolo da proteção do cerrado.

Pelo seu porte e o peso que vem com o nome “Lobo” esse animal é de maneira injusta taxado como agressivo e muitas vezes temido pela população, mas seu comportamento é exatamente o contrário. É um animal inofensivo e calmo, claro não sendo encurralado e mantendo distância, principalmente havendo filhotes. É um animal magnífico que ainda temos a chance de ver em nossa região, devemos protege-los para que esse casal possa procriar e dar continuidade a sua espécie.

Publicidade


Comentários: