Categorias

Dúvidas na aquisição de veículos

O banco em que fiz o financiamento de um veículo não permite que eu antecipe as últimas parcelas da dívida. Permite que eu antecipe somente os próximos vencimentos. Isso é correto?

A atitude do banco é correta, segundo o advogado da Valdemar Neto. O banco não permite a antecipação do pagamento fora da ordem, porque, se for dada quitação em uma determinada parcela, presume-se que as anteriores já estejam pagas.

Meire

Publicidade

Quero comprar um carro e o vendedor de uma concessionária disse que eu teria de pagar uma tarifa de aprovação de crédito no valor de R$ 1.100. Essa cobrança é correta?

Não. Segundo o advogado Valdemar, tanto o Código de Defesa do Consumidor como as resoluções do Conselho Monetário Nacional impedem a cobrança de tarifa de abertura de crédito ou de qualquer valor com a mesma finalidade.

Rene

Meu carro foi batido no estacionamento do banco. Quem devo acionar?

O advogado Valdemar diz que, ao oferecer estacionamento, o banco assume responsabilidade pelos danos causados aos veículos dos clientes. “O banco deverá ser acionado e reparar os danos ocorridos”, afirma.

Leonardo

Comprei um carro usado que apresentou muitos problemas. Qual a responsabilidade da agência?

Discussão difícil, pois dependerá do tipo de problema que o carro apresentou. Se for problemas com peças desgastadas, cujo desgaste é natural do tempo e esperado, ficará difícil conseguir algum tipo de reparação. Mas se o problema for com alguma ilegalidade ou algum dano que impossibilite o uso do carro, a agência tem total responsabilidade.

Valmir

Quando compro carro usado, a revendedora é obrigada a me fornecer nota fiscal?

Sim, qualquer loja que vende carros está obrigada, pois é sua garantia. Se ela se recusar, denuncie à Receita Federal.

Cecília

Comprei um carro numa loja por causa da proposta de compra, na qual consta por escrito que o prazo de entrega é de 7 dias. Já se passaram dez dias e a vendedora não em atende. O que posso fazer?

Se a promessa consta por escrito, o comprador poderá desistir da compra pois está caracterizado não cumprimento do contrato.

Wagner

Comprei um carro de uma revendedora que me entregou o carro com toda a documentação. Fiz o financiamento com um banco e o seguro com outro banco. Após um mês meu carro foi parado em uma blitz e o carro foi apreendido por não estar licenciado. Quando fui recuperá-lo, a polícia me informou que o chassi estava adulterado. E agora, quem vai pagar meu prejuízo?

Se o consumidor tem a nota fiscal da compra, a empresa é a responsável pela venda de um veículo ilegal. É aconselhável reclamar judicialmente.

Luciana

Comprei um carro usado que só me dá problema. Posso devolvê-lo? A agência terá de pagar minhas despesas?

Depende. Se os vícios de qualidade do carro eram aparentes no momento da compra e foram informados, fica difícil reclamar. Se os vícios de qualidade eram ocultos, foram aparecendo com o tempo, é possível haver reparação. Procure o Procon.

 


Comentários: