Categorias

FÓRUM PERMANENTE EM DEFESA DO RIO CORUMBATAÍ

Para quem não conhece, o rio de onde vem a maior parte da água consumível da nossa cidade (60%) é o Rio Corumbataí, mais especificamente Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí, que contempla seus afluentes e nele consta, só em Rio Claro, mais de 1000 nascentes. Ele nasce na cidade de Analândia, atravessa o município que leva o seu nome, passa por Rio Claro e segue rumo a Piracicaba, onde deságua no famoso Rio de mesmo nome. Lá é o responsável por abastecer mais de 400 mil pessoas. Por isso sua importância e preocupação com a sua conservação.
​A sua contaminação ao longo de seus 95 km vem do lançamento de esgoto doméstico e industrial. O uso de agrotóxico, fertilizante e o manejo inadequado das culturas da região e a mineração de areia e, embora ocorra a autodepuração, favorecem os altos impactos no seu ecossistema.
​O Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí surgiu justamente da necessidade de se unir os municípios que se beneficiam direta ou indiretamente de suas águas. Fazem parte: Rio Claro, Piracicaba, Analândia, Corumbataí, Charqueada, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes, todos eles componentes da sua bacia hidrográfica, por consequência beneficiados por um lado e também causadores de sua poluição pelo outro.
​O grupo foi constituído e é capitaneado pelo vereador de Piracicaba José Longato, já no seu 8º mandato no legislativo sempre preocupado com as questões ambientais. Nesta última reunião em Ipeúna, o tema foi a suspeita de que esteja ocorrendo descarte de esgoto irregular por parte da Fundação Casa no Rio Cabeça, um de seus afluentes. Os indícios levaram o Ministério Público a instauração de um inquérito para se apurar mais detalhadamente o ocorrido. E a ação parece já ter suas consequências positivas, pelo que foi exposto, a instituição já vem modificando seu sistema de tratamento do esgoto, ainda assim o caso merece ser melhor apurado.
​A próxima reunião se dará na cidade de Charqueada e é importante a participação da população, o Fórum sempre reúne as principais autoridades destas cidades, assim como entidades da sociedade civil. Na qualidade de presidente da Comissão de Meio Ambiente, Ecologia e Direitos Difusos da OAB/SP – Subseção Rio Claro, tive a honra de participar em duas oportunidades neste ano para a discussão do relevante tema em questão. Certamente as ações propostas e discutidas nestes encontros visam contribuir de alguma forma para a melhoria da qualidade de vida da região.


Comentários: