Categorias

4ª no ranking nacional sub 21 de taekwondo e membro da equipe rio-clarense busca patrocínios

A atleta busca recursos para deslocamento para competição na Argentina e equipamentos do esporte

Obstinação. Esta palavra define o perfil da atleta de taekwondo, Ana Claudia, de 22 anos, que se integrou a equipe rio-clarense há dois meses. Em quatro anos como lutadora, é a 4ª do ranking brasileiro e, sua trajetória, nos comove pela persistência em alcançar sua maior meta, ser competidora olímpica.

Não diferente de muitos desportistas brasileiros vindos de famílias de baixa renda, a mineira, nascida em Coimbra-MG, cidade de aproximadamente 8 mil habitantes, enxergou no esporte, a possibilidade de prosperar. Segundo Ana, ela descobriu o taekwondo durante passagem pela cidade de São José do Rio Preto, onde participou de um projeto social. “Me identifiquei muito com o taekwondo e logo percebi que poderia prosperar como atleta. Permaneci treinando em São José e, em pouco tempo, fui convidada a entrar para a equipe da cidade, o que ampliou as chances de me tornar competitiva na modalidade”, diz.

Publicidade

Pela equipe de São José, na categoria sub 21, Ana conquistou medalha de ouro nos Jogos Regionais e foi escalada para fazer parte da seleção mineira, onde começou a participar de competições oficiais, que somam pontos para poder participar de eventos de nível nacional. “Após me tornar titular da equipe de Minas Gerais, consegui me classificar para o Brasileiro, onde fiquei em 5ª e posteriormente a prata no Brasil Open, o que me rendeu a 4ª colocação no ranking nacional sub 21”, explica.

A atleta conta, que durante toda sua trajetória, ela precisou desenvolver atividades remuneradas que auxiliassem no orçamento e atualmente, trabalha em um barzinho de Rio Claro. Explicou que o investimento inicial até se alcançar expressão dentro do esporte e receber bolsas governamentais que suprem todas as necessidades, é por conta própria. “Não consegui crescer mais no ranking por não ter condições financeiras. Me classifiquei para a Copa do Brasil, mas não tinha o dinheiro necessário para ao menos me deslocar até Brasília, onde foi realizado”, diz.

Hoje, Ana vive uma situação semelhante, pois está classificada para o Open Argentina e teme não conseguir angariar a quantia necessária para a passagem. Outros investimentos também fogem do orçamento da lutadora, como alimentação adequada, centro de desenvolvimento físico e alguns equipamentos necessários quando se troca de categoria, pois agora ela compete no adulto. “Para chegar aonde estou hoje, precisei passar por muita coisa, como trabalhar a noite, fazer faxina entre os treinos e nem sempre foi suficiente”. Elenca também que está iniciando uma nova etapa no esporte. “Agora, estou indo para uma nova fase da minha vida, vou competir no adulto e também em competições internacionais. Preciso de patrocinadores que alavanquem esse próximo passo no taekwondo. Para eu continuar em busca das minhas metas, que é representar o Brasil nas olimpíadas, preciso aproveitar cem porcento do meu rendimento”, comenta.

Nicholas Pigozzi, treinador da seleção brasileira e da equipe rio-clarense de taekwondo, compara o atleta com um carro de Fórmula 1, que depende de diversos fatores para desenvolver uma alta performance. “Gosto de comparar o atleta a um carro de Fórmula 1, que para ter um alto desempenho, precisa das peças certas, assim como combustível e o que for necessário. O atleta é deste mesmo nível, ele precisa ter a alimentação correta, o tempo de descanso adequado, a suplementação e os treinamentos, todos embasados neste objetivo; conquistar coisas grandes” explica.

Pigozzi diz ainda que Ana tem chances de alcançar seus sonhos, pois mesmo trabalhando com ela a pouco tempo, pois possui o atributo que é fundamental, força de vontade. “A vontade de aprender, conquistar e entender a modalidade, é fundamental. O que vai dizer se ela vai conseguir chegar ou não ao topo, muito, vai depender dela, mas acredito que pelo que nós vemos, o empenho, seu deslocamento e toda sua trajetória, ela possa vir a representar o Brasil. Nossa parte, a dos treinadores, nós vamos fazer com toda clareza”, comenta.

Interessados em patrocinar a atleta podem contata-la pelo Facebook, https://www.facebook.com/anaclaudia.souza.90857901, ou pelo e-mail: [email protected].


Comentários: