Categorias

Nascente modelo é inaugurada para visitação de escolas

A nascente modelo faz parte da diretiva Gestão das Águas, do Programa Município Verde Azul (PVMA) e do Programa Nascentes

Foi inaugurada nesta quinta-feira (27), uma “nascente modelo”, para visitas de estudantes. O evento inaugural terá a presença de 25 alunos, que também são agentes ambientais de Ensino Fundamental da escola municipal Dante Egreggio. No evento, as crianças farão uma visita guiada na nascente e vão aprender sobre a importância de sua preservação e de todo o meio ambiente.

Localizada no bairro Vila Cristina, a nascente modelo “Manancial Vila Cristina/Estrada da Bomba”, que desemboca no Ribeirão Claro, era utilizada como uma casa de bomba de captação que foi inaugurada em 1936. Na época, abastecia parte da cidade, principalmente os bairros Cidade Nova e a Vila Alemã, antigamente chamada de Vila dos Alemães. Quando a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1 entrou em operação, em 1945, a casa de bomba foi sendo paulatinamente desativada, até o início da década de 1950.

Publicidade

Lançado em 2007, o PMVA é um programa do governo estadual que premia os municípios pelos investimentos feitos no meio ambiente. As cidades que atingirem a pontuação necessária para obterem o certificado garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Neste ano são destinados R$ 15 milhões ao programa.

Já o Programa Nascentes foi instituído em 2014 e tem como objetivo ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes, olhos d’água e da vegetação nativa em mananciais.


Comentários: