Categorias

Reeducandas trabalham em confecção de perucas para pacientes com câncer

Máquinas de costura foram disponibilizadas ao Centro de Ressocialização Feminino para a confecção de perucas que serão doadas a pacientes com câncer

Reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro (CRF) estão tendo a oportunidade de desenvolver uma atividade gratificante, o serviço voluntário. Na quarta-feira (2), o Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro entregou ao CRF três máquinas de costura industrial para a confecção de perucas, que serão doadas a pessoas em tratamento contra o câncer.

Com o trabalho, as mulheres terão a possibilidade de ter redução na pena e também de se envolverem em uma causa social, o que foi viabilizado em parceria com o grupo Mais Vida.  O grupo será responsável pelo treinamento direcionado às mulheres e também pela destinação das perucas, encaminhadas ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer e à Rede Rio-clarense de Combate ao Câncer.

Publicidade

Neste primeiro momento três reeducandas que já têm experiência com costura vão passar por treinamento para aprenderem as técnicas da confecção de perucas. “Posteriormente estas mulheres vão transmitir para as demais interessadas em participar do trabalho o conhecimento adquirido”, explica Giuliana Mathias, diretora do núcleo de Segurança e Disciplina. O trabalho voluntário será no período de folga, já que todas desempenham outras atividades.

Para quem já trabalhou com costura a máquina não é novidade, mas a matéria-prima utilizada e o produto a ser confeccionado representam um desafio. “Nunca imaginei que algum dia fosse fazer perucas, mas me motiva muito saber que estou ajudando alguém”, diz Antônia. No caso de Ana, ter um familiar em tratamento contra o câncer lhe fez conhecer melhor as dificuldades de quem enfrenta a doença. “Será um trabalho muito gratificante”, afirma. O mesmo sentimento é compartilhado por Joana. “Eu gosto muito de costurar e com certeza vamos fazer essas perucas com muito capricho e carinho”, observa.

Doações de cabelos são recebidas na Rede Rio-clarense de Combate ao Câncer e Gaac. Para serem doados os cabelos devem ser amarrados antes do corte e deixados secar naturalmente para não embaraçar. A parte a ser doada deve ter pelo menos 20 centímetros.


Comentários: