Categorias

Rio Claro capacita e emprega moradores de rua com programa Nova Vida

Programa será lançado na quarta-feira às 7h30, no Centro Cultural. Bolsistas do Nova Vida trabalham na manutenção e limpeza da cidade e na Horta Solidária

Rio Claro lança na quarta-feira (9) o programa Nova Vida, voltado para a capacitação profissional e oportunidade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social, desempregados e moradores em situação de rua. Gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa tem atualmente 39 pessoas contratadas que prestam serviços às secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Administração, além de trabalharem na Horta Solidária e na manutenção e limpeza de prédios e vias públicas.

Os bolsistas selecionados pelo programa Nova Vida recebem uma bolsa no valor de um salário mínimo e um cartão vale-alimentação. Eles trabalham seis horas por dia, de segunda a sexta-feira, sendo que um dia da semana é destinado a capacitação por meio de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa de Capacitação para o Trabalho da pasta de Assistência Social, com apoio do Fundo Social de Solidariedade e instituições parceiras.

Publicidade

Vencido o prazo de dois anos, os bolsistas são desligados automaticamente do programa, mas continuam tendo acompanhamento social da equipe do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Se durante a vigência do contrato os bolsistas encontrarem alguma oportunidade de emprego poderão se desligar do programa para assumir a nova função.

O lançamento oficial do programa Nova Vida será realizado na quarta-feira (9), a partir das 7h30, no Centro Cultural “Roberto Palmari” que fica na Rua 2, 2.880, no bairro Vila Operária.


Comentários: