Categorias

Mulheres são atendidas pelo Serviço de Residência Terapêutico, em Sta. Gertrudes

A partir de agora, Santa Gertrudes passa a oferecer o Serviço de Residência Terapêutica (SRT). A inauguração do espaço contou a presença de representantes do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Piracicaba.

A unidade está funcionando no bairro São Joaquim e atende 10 mulheres. A casa é a primeira a ser inaugurada na região, e é uma conquista para o setor de saúde mental, já que agora elas poderão ter uma moradia e não mais viver internadas, como ocorria.

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente “moradia” – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais. A casa vai funcionar com o suporte profissional sensível às demandas e necessidades de cada um. O suporte de caráter interdisciplinar (seja o CAPS de referência, seja uma equipe da atenção básica, sejam outros profissionais) considera a singularidade de cada um dos moradores, e não apenas projetos e ações baseadas no coletivo de moradores. O processo de reabilitação psicossocial busca de modo especial a inserção do usuário na rede de serviços, organizações e relações sociais da comunidade. Ou seja, a inserção em um SRT é o início de longo processo de reabilitação que deverá buscar a progressiva inclusão social do morador.

Publicidade


Comentários: