Categorias

Conheça e participe do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG

Rio Claro conta com três CONSEGs, que abrangem toda a região urbana do município

O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) é uma ferramenta importante para a sociedade, que nem sempre é divulgada como deveria. Os CONSEGs atuam como um intermediador do cidadão entre as autoridades competentes à segurança pública, ou seja, levam informações à Polícia Estadual e auxilia outros órgãos, públicos e privados, assim como traz as resoluções das solicitações das comunidades, com o objetivo de promover a segurança coletiva e da paz social.

Os Conselhos se reúnem uma vez por mês, conforme agenda definida por período anual, para levantamento de informações quanto a segurança, insalubridade e falta de tranquilidade da comunidade atendida pela entidade, assim como busca medidas que possam vir a solucionar os problemas apresentados junto de autoridades que também participam das reuniões, pois os CONSEGs recebem atenção da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Em algumas ocasiões, também participam representantes do governo municipal, Ministério Público e AOB. Rio Claro conta com três CONSEGs, que abrangem toda a região urbana do município e se reúnem na última terça-feira do mês.

Publicidade

A reunião mais recente aconteceu no SESI, e estiveram presentes os seus presidentes, o Comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, o Delegado de Polícia Dr. Mario Franceschini, o Comandante da Guarda Civil Municipal, o Promotor de Justiça Dr. Gilberto Porto Camargo, representantes da Comissão de Segurança da OAB, vereadores e moradores de diversos bairros da cidade. Dentre os assuntos discutidos, estava o caso das arruaças realizadas durante e após os eventos no Grêmio Recreativo.

O presidente do 3º Conseg “Cidade Azul”, Iuri David Antonio, salientou a necessidade de divulgar esse trabalho, que é uma das primeiras ações de seu mandato, com a finalidade de expor os objetivos e ações. “É muito importante ser de conhecimento das comunidades, a possibilidade de exporem os problemas referentes a segurança e perturbação aos órgãos públicos e privados pertinentes. Estamos conscientizando as pessoas que fazem parte da região de abrangência do Conseg Cidade Azul, por meio de pequenas apresentações em diversos locais que reúnam um público considerável, como por exemplo igrejas, condomínios, associações, entre outros”, comenta.

Iuri explica que para participar dos consegs, basta comparecer às reuniões mensais, levando suas reivindicações, que também podem ser sugeridas pelo e-mail, [email protected]. As reuniões acontecem na última terça-feira do mês, às 19h30. A próxima acontece no dia 29, no bairro Santa Cruz. Informações sobre o andamento das deliberações, assim como o agendamento do local das reuniões, são divulgados na página do Facebook do Conseg Cidade Azul: www.facebook.com/consegcidadeazul.


Comentários: