Categorias

Horta Municipal passa a ter orgânicos e dobra capacidade de produção

Primeiro plantio de agricultura orgânica foi realizado na última terça-feira (22). Alimentos devem estar prontos para a colheita em 30 dias

A Horta Municipal de Rio Claro entra em nova fase de produção, agora também com espaço destinado ao cultivo de alimentos orgânicos. Na terça-feira (22) foi realizado no local o primeiro plantio deste tipo de agricultura, com cultivo de brócolis, alface roxa, rúcula e couve-flor.

Para a implantação da agricultura orgânica no local foram feitos mais 25 canteiros com 90 metros cada. “Cerca de 3.600 mudas foram plantadas. A expectativa é de que em cerca de 30 dias já haja alimentos prontos para serem colhidos.

Publicidade

Após mais de oito meses parada, a Horta Municipal foi reativada em abril deste ano e toda a produção é direcionada ao atendimento de famílias carentes, por meio do Fundo Social de Solidariedade.

O cultivo de orgânicos está inserido no projeto da prefeitura que incentiva este tipo de agricultura. Cursos voltados a agricultores do município estão sendo realizados na secretaria de Agricultura. As atividades contam com parceria da empresa Plataforma Orgânica e abordam temas como certificação orgânica, custo de produção, comercialização, adubação, controle de pragas e doenças.

Segundo o Sebrae, a agricultura orgânica enfatiza o uso e a prática de manejo sem o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade e agrotóxicos, além de reguladores de crescimento e aditivos sintéticos para a alimentação animal.


Comentários: