Categorias

Fish and Chips (Peixe frito com batatas)

Hoje vamos falar de um prato típico e um dos mais famosos no Reino Unido, o “Fish and chips” que traduzido, nada mais é do que peixe frito com batatas fritas.

No século XIX com o desenvolvimento da pesca, principalmente na Inglaterra, esse delicioso prato era o principal entre as comidas compradas pela classe operária britânica por ser barato e prático. Posteriormente seu sucesso alcançou as colônias britânicas como África do Sul, Austrália e Índia e outros países da Grã-Betanha como Escócia e Irlanda. Hoje em dia é sucesso garantido em pubs britânicos e irlandeses em todo o mundo e em algumas casas é acompanhado por ervilhas refogadas.
Os peixes mais utilizados tradicionalmente em seu preparo são o bacalhau e a Arinca, típicos destas regiões no hemisfério Norte. Seu preparo consistia em empanar o peixe geralmente envolto em pão ralado. O peixe era temperado basicamente com vinagre e sal, empanado e frito. As batatas eram cortadas em forma de rodelas finas, secas e fritas até dourarem e ganharem crocancia. Hoje encontramos muitas variações, desde o empanamento do peixe até o formato das batatas.
Nesta receita usaremos o filé de tilápia e empanamento com massa mole de cerveja e as batatas palitos congelas que encontramos em supermercados.

Fish and Chips (porção para 2 pessoas)

Publicidade

Ingredientes:
-1/2kg de filé de tilápia cortados em tiras largas
– 1 colher de chá de fermento em pó
-100gr Farinha de trigo
-1 lata ou long neck de Cerveja (de sua preferência)
-Sal a gosto
-pimenta do reino a gosto
-1/2 kg de batata palito congelada
-molho barbecue de sua preferência
-limão

Modo de preparo:
Deixe a tilápia em temperatura ambiente e corte em tiras largas. Tempere com sal e pimenta do reino. Passe na farinha de trigo até ficar bem sequinha. Em uma tigela, coloque 200gr de farinha de trigo, uma colher de sobremesa rasa de sal e 1 colher de chá de fermento em pó. Vá despejando a cerveja e mexendo até formar uma massa homogênea com a aparência de um mingau. Esquente o óleo sem deixar fumacear. Passe o peixe na massa, tire o excesso e frite até ficar bem dourado. Seque em papel toalha. Frite a batata ainda congelada em óleo bem quente para ficar bem crocante. Sirva o peixe junto com a batata acompanhados de limão e do molho de sua preferência. Bom apetite!!!


Comentários: