Categorias

Observatório Social de Rio Claro deve começar a monitorar contas públicas em breve

Comissão organizadora apresenta Observatório Social de Rio Claro em evento realizado na ACIRC

A instituição também auxiliará empresas do município para se inserirem aos processos de licitações com o objetivo de diminuir valores e aumentar a qualidade dos produtos e serviços

Rio Claro deve ganhar um Observatório Social (OS) neste segundo semestre de 2017. A entidade tem o objetivo de monitorar as compras públicas, com o objetivo de prevenir o pagamento de valores acima da média do mercado de produtos e serviços que forem necessários para a gestão do município.

Os Observatórios Sociais (OS) são organizados em rede, coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB) e, em Rio Claro não será diferente, pois utilizará a mesma tecnologia e metodologia do OSB, que irá fornecer treinamento à equipe que acompanhará os processos licitatórios, das suas publicações até a entrega dos produtos ou serviços contratados. “Se forem encontradas disparidades dos investimentos de recursos público em relação aos valores de mercado, o presidente de licitações e o prefeito serão comunicados e manteremos o acompanhamento da licitação. Constatado que não houve mudanças até o fim do processo, o caso será levado a conhecimento do Ministério Público”, explica Clóvis Delboni, membro da comissão organizadora do OS.

Publicidade

Outra frente que colabora tanto com a administração pública, quanto com o empresariado da cidade, é a inserção de mais empresas de Rio Claro aos processos de licitação. Com o aumento da competividade, melhora a qualidade dos produtos e serviços, além de reduzir o montante dos investimentos, gerando também novas vagas de empregos e reduzindo a informalidade. Para isso, o OS auxiliará os empresários interessados a como participar dos processos.

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o OS se caracteriza como um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário, pleiteando reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Cada OS é integrado por cidadãos brasileiros, entre eles, empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e entre outros.

Recentemente, representantes das entidades apoiadoras apresentaram o Observatório Social de Rio Claro, na sede da ACIRC. Na ocasião, os organizadores explicaram o que é, o que faz, qual a atuação, quem pode participar, bem como outros detalhes da implantação.

Comissão organizadora apresenta Observatório Social de Rio Claro em evento realizado na ACIRC

O OS de Rio Claro tem o apoio de várias entidades e organizações: ACIRC, OAB – Rio Claro, Sicoob Crediacirc, Sicoob Unimais, Sicred, Rotary Clubs de Rio Claro e Rio Claro Alvorada, Lions Club Centro, CREA , CRC, Aearc, Sescon e  Apescc.

O OS de Rio Claro deve ser inaugurado ainda em 2017 e a princípio funcionara no prédio da ACIRC. A entidade funcionará com uma equipe operacional, terá uma diretoria executiva e um conselho fiscal. Os munícipes que quiserem compor o time de voluntários devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].


Comentários: