Categorias

Saúde orienta servidores sobre atendimento nas Carretas

Unidades de saúde são portas de entrada para atendimento nas Carretas da Saúde

As Carretas da Saúde chegam a Rio Claro na semana que vem. A prefeitura trabalha em várias frentes na preparação desse serviço inédito no município, para reduzir a fila de espera de 37 mil procedimentos na rede municipal de saúde. Funcionários estão sendo treinados para garantir o melhor acolhimento possível à comunidade. O atendimento nas carretas, que será direcionado prioritariamente para pessoas na fila de espera, começará em setembro.

De acordo com a diretoria de Gestão do SUS, Eleny de Almeida, o atendimento nas Carretas da Saúde é para as pessoas que possuem a solicitação médica ambulatorial de consultas, exames ou cirurgias na rede pública municipal de saúde. Essas pessoas serão chamadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação Ambulatorial, para ir às Carretas da Saúde. “Quem está na fila de espera deve aguardar telefonema para agendamento”, frisa Eleny. Para serem atendidos nas carretas, os pacientes terão de necessariamente terem passado por uma unidade de saúde da rede municipal.

Publicidade

Esse e outros assuntos foram tratados nessa sexta-feira (25) na capacitação de gerentes, chefes de núcleo responsáveis pelas unidades de saúde, enfermeiros responsáveis e técnicos. O treinamento foi realizado no auditório das Faculdades Anhanguera.

Para oferecer o atendimento nas Carretas da Saúde, o município investe inicialmente cerca de R$ 5 milhões. Os serviços serão pagos tendo como referência a tabela SUS e executados pelo Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde), que já desenvolve atividades semelhantes na capital paulista. Rio Claro será o primeiro município do interior paulista a ter as Carretas da Saúde.


Comentários: