Categorias

Desmistificando a Frutose

Com essa onda gigantesca de blogueiras fitness e falsas nutricionistas, tenho recebido inúmeras vezes as mesmas perguntas: “É verdade que suco de fruta causa cirrose hepática?”, “É verdade que suco de fruta faz mal e não posso consumir?”.
Então vamos lá, falemos sobre a frutose!
A frutose é o açúcar contido nas frutas, muito utilizado pela indústria em alimentos processados, MAS vale uma observação: a frutose utilizada nesses alimentos advém do milho (xarope de milho) e não das frutas!
Já a frutose das frutas, ainda assim é açúcar, e portanto, em EXCESSO pode vir a causar danos ao organismo (como todo e qualquer excesso). No caso do suco feito em casa, geralmente coado, ocorre perda das fibras, o que faz com o a frutose ali presente seja levada diretamente ao fígado e, por conta disso é necessária moderação no consumo. CONCLUSÃO: é sim permitido o consumo de suco de fruta natural, mas como tudo nessa vida, com moderação! Quando contabilizado num cardápio balanceado, feito por um profissional da nutrição, não há motivos para preocupação!
Além disso, nessa mesma onda, por conta de um vídeo “explicativo” (falando que “se o álcool provém da cana de açúcar, e excesso de álcool provoca cirrose, portanto, pode-se concluir que o açúcar advindo da fruta também!”), falsas informações estão sendo passadas e infelizmente acreditadas. E quanto a isso, é um completo absurdo! O álcool produzido a partir da cana é obtido por processos químicos (fermentação e destilação) envolvendo fungos, então por favor, uma coisa não tem absolutamente NADA com outra! Muito cuidado com o que é encontrado na internet, procurem saber a procedência, e mais importante: coletem informações com profissionais habilitados!


Comentários: