Categorias

Rio Claro realiza seminário “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”

Evento faz parte da programação do “Setembro Amarelo” e terá palestras sobre suicídio ministradas por especialistas.

Para marcar o “Setembro Amarelo”, mês de prevenção do suicídio, Rio Claro está preparando uma programação especial para o dia 28 de setembro. Nessa data será realizada a primeira edição do seminário “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, a partir das 13h30, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

O assunto será tema de palestras ministradas pelas psicólogas da Rede de Saúde Mental da Fundação de Saúde de Rio Claro, Juliana Cristina da Silva e Karen Batista, e pelo voluntário José Esteves, do CVV (Centro de Valorização da Vida).

Publicidade

O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd) da Fundação Municipal de Saúde, com apoio da prefeitura de Rio Claro, Câmara Municipal e CVV que atende pelo telefone 141.

O seminário em Rio Claro irá discutir o suicídio, um problema de saúde pública com crescente número de vítimas. No Brasil são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O suicídio é um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Há duas décadas, o câncer, a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis também eram rodeadas de tabus e tinham grande número de vítimas. Foi necessário o esforço coletivo falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Para isso, é necessário que a pessoa procure ajuda e receba atenção de quem está à sua volta.


Comentários: