Categorias

Prefeitura faz maior investimento em saúde dos últimos anos

No segundo quadrimestre município investiu o dobro do exigido por lei e mais do que vinha sendo investido nos anos anteriores.

De maio a agosto deste ano a prefeitura de Rio Claro investiu mais de R$ 88 milhões na Saúde, o equivalente a quase 30% da arrecadação municipal do segundo quadrimestre de 2017. É o maior investimento feito pela prefeitura nessa área nos últimos anos. Entre 2009 e 2016, por exemplo, o percentual de investimentos no segundo quadrimestre não ultrapassou a casa dos 25% da receita. Além disso, a porcentagem investida de maio a agosto deste ano é o dobro do que o município é obrigado a aplicar no setor, de acordo com lei federal que fixa a despesa municipal mínima na saúde em 15% da receita.

“Em nosso governo, o compromisso com a saúde saiu do discurso e ganhou ações concretas, pois investir em saúde é cuidar da população, com foco naqueles que mais necessitam”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Os números da saúde foram apresentados nesta semana em audiência pública de prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2017. “Cada centavo do dinheiro público é precioso e deve ser utilizado com responsabilidade”, destaca o secretário de Saúde Djair Francisco. “Estamos nos desdobrando pela melhoria no atendimento e fundamentando nosso trabalho nos princípios da transparência, legalidade e impessoalidade na gestão dos recursos”, acrescenta. De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Antonio Archangelo, a melhoria na gestão da saúde tem reflexos diretos na organização financeira do setor. “Hoje a Fundação de Saúde tem honrado compromissos financeiros de maneira muito mais eficiente”, disse durante a audiência pública.

Publicidade

Para mudar o setor em Rio Claro a prefeitura criou o programa Mais Saúde, que inclui investimentos como a retomada das obras de seis unidades de saúde da família, o que deve ampliar em 30% o atendimento na rede de Atenção básica. Essas obras foram abandonadas na administração anterior. O município criou o programa Farmácia Todo Dia, que abre também aos finais de semana e feriados. Desde a semana passada está em funcionamento o Espaço Mais Saúde na Avenida Visconde do Rio Claro. É um complexo médico-hospitalar onde estão sendo realizados consultas, exames e cirurgias de baixa e média complexidades, com o objetivo de reduzir a fila de espera de 37 mil procedimentos. Muitos aguardam atendimento desde 2014.


Comentários: