Categorias

Unidades de saúde de RC terão horário especial para exames no Outubro Rosa

Atendimento será feito nas Unidades Básicas de Saúde do Wenzel, da Avenida 29, do Cervezão e da Vila Cristina.

Ao longo da próxima semana haverá atividades em Rio Claro dedicadas ao Outubro Rosa, campanha de conscientização às mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A rede de atenção básica de saúde da prefeitura de Rio Claro tem atividades especiais gratuitas a partir de segunda-feira (2).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Wenzel, da Avenida 29, do Cervezão e da Vila Cristina realizarão até a sexta-feira (6), das 16 às 19 horas, coleta de exame de Papanicolau e exame preventivo de mamas.

Publicidade

Os endereços e telefones dessas UBSs podem ser conferidos pelo site da Fundação de Saúde no endereço http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm
Serão atendidas usuárias em livre demanda e as agendadas previamente.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. Um dos motivos é que a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres; se diagnosticado e tratado oportunamente, as chances de cura são elevadas.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2016 ocorreram 57.960 casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil. Esse é o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama também pode afetar homens, embora os casos sejam considerados raros.

A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é tão difícil detectá-la precocemente. Vale lembrar que quanto antes o câncer é identificado, mais altas são as taxas de sucesso no tratamento.

Para a prevenção, é necessário que as mulheres pratiquem o autoexame e, entre os 50 e 69 anos, façam a mamografia a cada dois anos, segundo a recomendação do Inca e do Ministério da Saúde. Já entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam que o exame de mamografia seja feito em mulheres a partir de 40 anos e com periodicidade anual.


Comentários: