Rio Claro celebra tradição ciclística domingo no passeio “Bike Livre”
Passeio ciclístico será realizado junto com uma série de eventos e atividade na Avenida Presidente Kennedy
A topografia plana faz da bicicleta um dos meios de transporte mais utilizados em Rio Claro. Trabalho, estudo, lazer e esporte estão vinculados à tradição ciclística da cidade, onde crianças, jovens, adultos e idosos têm em suas “magrelas” companheiras inseparáveis do dia a dia. No próximo domingo (8) a paixão rio-clarense pelo ciclismo será celebrada com o evento “Bike Livre”, um grande passeio ciclístico com outras atividades pela manhã e tarde, sem cobrança de ingresso aos participantes. O início está marcado para as 8 horas, na Avenida Presidente Kennedy.
Além de ser um veículo ecologicamente correto, a bicicleta proporciona atividade física e é uma opção econômica de transporte, como atesta Gustavo Trovó, que prefere deixar o carro e a moto em casa, no Recanto Paraíso, e ir diariamente trabalhar no shopping utilizando sua bicicleta. “Faz parte do meu cotidiano pela praticidade”, explica, reforçando a vantagem de o município ter ruas e avenidas sem muitos declives.
A preferência do rio-clarense pela bicicleta é centenária. O Velo Clube iniciou suas atividades em 1910 como uma agremiação de ciclismo, modalidade que foi o carro-chefe durante a primeira década do clube, mais tarde uma força do futebol no interior paulista.
Ao longo das décadas, a organização urbana da cidade se adaptou à crescente presença dos ciclistas e hoje Rio Claro possui aproximadamente 30 quilômetros de ciclofaixas, que são áreas para o uso de bicicletas delimitadas nas ruas e avenidas. Já as ciclovias ocupam espaços separados e, no município, somam sete quilômetros de vias exclusivas para ciclistas.
Além disso, Rio Claro realiza forte trabalho de base e é constante destaque em provas ciclísticas por todo o Brasil. E muitos têm na bicicleta sua principal opção de esporte e lazer, como é o caso de Joana Paula Bueno de Camargo, que há um ano faz regularmente trilhas na Floresta Estadual Navarro de Andrade, com o grupo Bichos do Mato. “É a minha maneira de tirar o stress, faz muito bem para o copo e para a cabeça” comenta a funcionária pública, moradora do Bairro do Estádio.
O itinerário do passeio ciclístico, que percorrerá distância de 4,5km, terá concentração na Avenida Presidente Kennedy, passando pela João Polastri até a Avenida 61, retornando pela Avenida Marginal 1 e encerrando no ponto de partida, na Kennedy.
Na Avenida Kennedy, que será interditada ao trânsito, haverá apresentações musicais, serviços de saúde como a aferição de pressão e teste rápido de HIV, brinquedos infantis e praça de alimentação com food trucks. Os primeiros mil participantes que retirarem o comprovante de participação nos estabelecimentos patrocinadores, que são Mercado da Qualidade e Contato Construções, poderão trocar por uma camiseta no dia do evento.
Siga nosso Instagram – clique aqui!Siga nosso Facebook – clique aqui!
Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!
#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal