Categorias

Palestra abordou assuntos relativos ao Dia Pró-saúde da população negra

Atividade foi realizada no Núcleo Administrativo Municipal.

Na próxima sexta-feira (27) será comemorado o Dia Nacional Pró-saúde da População Negra e o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme. Em alusão à data, Rio Claro realizou na semana passada a palestra “Iniquidades em Saúde”, proferida pelo doutor em saúde pública pela USP, Alexandre da Silva, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). A atividade foi organizada pela prefeitura por meio da assessoria dos Direitos Raciais, vinculado à diretoria de Políticas Especiais da Secretaria da Cultura.

Direcionado principalmente para profissionais da Saúde, centenas de pessoas participaram da palestra. Foram abordados assuntos como “determinantes sociais de saúde”, “desigualdade, equidade/iniquidades em saúde”, “interseccionalidade”, “racismo na saúde”, “epidemiologia das condições de saúde” e “doenças, segundo a condição raça/cor”, entre outros.

Publicidade

Segundo a assessora dos Direitos Raciais, Josiane Martins, o evento buscou levar ao público reflexões sobre racismo institucional. “Buscamos sensibilizar os profissionais da saúde para as demandas especificas da população negra, agregando conhecimento”, explica.

Carlos Alberto Trevisan, diretor municipal de Políticas Especiais, frisa que “encontros como esses são importantes como instrumento de qualificação”, lembrando que a atividade contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A chefe de núcleo da Atenção Básica, Rosani Leite, destacou a importância do evento e de se criar momentos similares de aprendizado compartilhado.


Comentários: