Categorias

Soufflé

Hoje vamos falar do nosso querido soufflé, um prato de simples preparo, mas complexo e refinado em questão de sabor e apresentação.

O soufflé é um prato à base de ovo e surgiu em meados do século 18 na França. É feito a partir de gema de ovo misturada às claras batidas juntamente com outros ingredientes e assado. Pode ser servido como entrada ou prato principal e também em versões doces para sobremesas. A palavra soufflé é o particípio passado do verbo francês souffler que significa respirar, assoprar. Abaixo uma receita do tradicional e delicioso soufflé de abobrinha.

Ingredientes:

Publicidade

1 Abobrinha

100 Ml de leite

1 Colher de sopa de farinha de trigo

1 Colher de sopa de azeite de oliva

1 Dente de alho picado

30 Gramas de queijo parmesão ralado

2 ovos

1 colher de chá de fermento químico

Sal

Pimenta do reino

Modo de preparo:

Corte a abobrinha em pequenos cubos. Em uma panela ou frigideira, coloque o azeite e refogue a abobrinha com o alho até murchar bem. Abaixe o fogo e coloque a farinha de trigo salpicando devagar e misturando bem. Despeje o leite e o parmesão ralado e mexa bem cozinhando até formar um creme. Desligue o fogo e deixe amornar. Depois de quase frio, coloque as três gemas, o fermento químico e mexa bem à mistura. Corrija o sal e coloque uma pitada de pimenta do reino ou noz moscada. Em uma tigela separada, bata as três claras em neve até ficarem bem firmes. Misture delicadamente à mistura anterior até incorporar totalmente. Unte 5 ramekins individuais e coloque a mistura em cada um deles sempre deixando 2 dedos sem encher. Asse por 25 minutos em forno pré aquecido a 180 graus.

Obs: Não abra o forno até que fiquem prontos porque o sufflé murcha com o choque térmico.

Bom Apetite !!!

 

 


Comentários: