Categorias

RC lança projeto de arborização de praças e escolas com árvores frutíferas

Mudas doadas pela Estância das Frutas serão cultivadas por alunos da escola agrícola.

A prefeitura de Rio Claro inicia na quinta-feira (14) mais uma ação ambiental na cidade. O projeto “Plantando Ideias” será lançado às 9 horas na Escola Municipal Agrícola “Eng. Rubens Foot Guimarães”, localizada na estrada Rio Claro-Ajapi. A proposta prevê o plantio de árvores frutíferas em áreas públicas do município, a partir de parceria entre a Estância das Frutas e a prefeitura, por meio das secretarias da Educação, Meio Ambiente e Obras. O projeto terá custo zero para a prefeitura.

“A ação tem caráter pedagógico porque irá envolver os alunos em todas as fases de produção das frutas, ampliando conhecimentos e desenvolvendo consciência ambiental”, observa Mônica Christofoletti, secretária interina da Educação.

Publicidade

O diretor da escola agrícola, Carlos Alberto de Goes Junior, explica que na quinta-feira (14) serão plantadas 80 mudas de diversas espécies de frutas exóticas doadas pela Estância das Frutas, de propriedade do médico Sérgio Sartori. As mudas serão plantadas em sacos plásticos e, após atingirem tamanho e enraizamento adequados, serão transferidas aos locais definitivos. “Serão plantadas em praças e em outras escolas municipais”, informa Goes.

O plantio e os cuidados com as plantas serão realizados pelos alunos com orientação de Sérgio Sartori. A escola também irá cultivar um pomar de árvores frutíferas cuja produção será destinada para o consumo dos alunos. “O pomar também será fonte de conhecimento para outros estudantes da rede municipal de ensino que poderão visitá-lo para conhecer e experimentar as frutas”, afirma. Para o diretor, o projeto permitirá ampliar o leque de conhecimento dos alunos sobre fruticultura, revitalizar espaços e criar novas mudas de árvores reforçando a proposta de ensino técnico-agrícola da escola.

O projeto “Plantando Ideias” conta com apoio do vereador Adriano La Torre que, junto com Sartori, apresentou a ideia à prefeitura. De acordo com ele, “esse tipo de ação deve ser desenvolvida na rede pública de ensino para que o município possa trabalhar com os alunos a responsabilidade do plantio como forma de preservação do meio ambiente”.


Comentários: