Categorias

Ativista de topless tenta arrancar estátua de Jesus de berço no Vaticano

oliciais do Vaticano tentam deter ativista que avançou sobre cenário de Natividade na praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: REUTERS / Alessandro Bianchi)

Uma ativista do grupo feminista Femen, de topless (roupa que não cobre o corpo da cintura para cima), tentou arrancar a estátua do bebê Jesus do cenário de Natividade da Praça São Pedro, no Vaticano, hoje (25), mas foi impedida pela polícia enquanto agarrava a estátua. A mulher pulou sobre os trilhos de segurança e correu para o cenário de Natividade gritando “Deus é mulher”. Ela tinha o mesmo slogan pintado em suas costas.

De acordo com o Femen, o ato foi pelo direito das mulheres ao próprio corpo. Em particular, o protesto foi contra a política da Santa Sé associada à proibição do aborto e da contracepção.

Para o Femen, a política do Vaticano é “um forte ataque medieval à liberdade das mulheres e a seus direitos naturais”, diz nota publicada na pagina do Femen, que acrescenta: “Uma criança não vem de um deus, mas de uma mulher”.

Publicidade

Um policial do Vaticano impediu a mulher de roubar a estátua, e a ativista foi detida. O incidente ocorreu duas horas antes de o papa Francisco fazer a tradicional mensagem de Natal para cerca de 50 mil pessoas na praça.

site do grupo Femen identificou a mulher como Alisa Vinogradova e a chamou de “sextrista”. De acordo com o site, o objetivo do grupo, que foi fundado na Ucrânia, é “completar a vitória sobre o patriarcado”.

*Com informações da Agência Reuters


Comentários: