Categorias

Ecopontos são mais usados durante festas de fim de ano

Quantidade de material descartado aumenta 40% na média dos seis ecopontos.

 

Com as festas de fim de ano, serviços realizados pela prefeitura de Rio Claro para o descarte correto de materiais são mais utilizados pela população. É o caso dos ecopontos, que receberem 40% a mais de materiais para descarte neste mês.

O serviço conta com seis unidades espalhadas pela cidade e recolheu cerca de 2.100 toneladas neste mês de dezembro, com expectativa de que a quantidade seja similar no mês que vem. Nos demais períodos do ano a média de recolhimento é de 1.500 toneladas mensais.

“Neste período do ano cresce muito o descarte de embalagens de alimentos, presentes e outros itens relacionados aos festejos natalinos e de ano novo”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado. “Devido a esse aumento, os usuários devem redobrar o cuidado para não levar materiais que não são recebidos nos ecopontos”, acrescenta, lembrando que lixo orgânico, hospitalar e de empresas têm outro modelo de descarte.

Publicidade

O gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Willian de Oliveira, explica que as caçambas dos ecopontos são limpas diariamente e reforça a importância da população fazer o descarte correto de materiais. “Isso ajuda a manter a cidade limpa e reduz problemas como obstrução na rede de drenagem das águas de chuvas”, comenta, lembrando que nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Os ecopontos abrem de segunda a sábado, das 8 às 20 horas e aos feriados, das 8 às 17 horas.

Os ecopontos do Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A) são os mais utilizados. Os demais ficam nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27) e Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto).

Rio Claro conta ainda com coletas seletiva, realizadas de segunda à sábado em todas as regiões do município e serviço de cata bagulho, com calendários disponíveis no site da prefeitura –www.rioclaro.sp.gov.br. O município também possui coleta de lixo domiciliar em todos os bairros. O recolhimento do lixo é feito três vezes por semana em cada bairro.


Comentários: