Categorias

32 toneladas de material foram recolhidas nos mutirões contra dengue em 2017

Secretaria de Saúde reforça importância de a população eliminar criadouros do Aedes.

O trabalho de combate à dengue desenvolvido pela prefeitura de Rio Claro inclui mutirões de limpeza que, em 2017, somou mais de 32 toneladas de material recolhido. Quase 62 mil imóveis foram visitados. O serviço é desenvolvido pela secretaria municipal de Saúde por meio do núcleo de combate à dengue do Centro de Controle de Zoonoses, e apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

Grande parte desse material é potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, além da febre amarela no perímetro urbano. De acordo com a chefe de núcleo da Secretaria de Saúde, Maria Júlia Guarnieri Baptista, os mutirões contribuíram para que Rio Claro termine o ano registrando 14 casos confirmados de dengue. Em 2015, quando a cidade viveu um surto da doença, foram registrados 21.767 casos. Neste ano o município registrou, ainda, dez casos de chikungunya até o momento. “Não podemos baixar a guarda para o mosquito da dengue”, enfatiza Maria Júlia. “Para manter a doença sob controle, é preciso que a população faça o descarte correto de materiais e ajude a eliminar potenciais criadouros do mosquito”, acrescenta, reforçando que a luta contra o Aedes é de todos.

Publicidade

Entre o material recolhido e que precisa de atenção maior dos moradores estão pneus, vasos sanitários, copos plásticos, potes, garrafas, móveis e outros itens inservíveis, descartados em terrenos baldios ou nos quintais. Se permanecerem a céu aberto esses materiais acumulam água e atraem a fêmea do Aedes, que coloca seus ovos, garantindo sua reprodução.


Comentários: