Categorias

Prefeito determina afastamento de médico na UPA da 29

Medida foi tomada imediatamente após denúncia feita por paciente.

Uma paciente registrou boletim de ocorrência na Polícia Militar contra um médico que, na noite de sexta-feira, estaria se recusando a atender os pacientes e vendo notícias no computador em sua sala na Unidade de Pronto Atendimento da Avenida 29 (UPA), local onde diariamente são realizados mais de 500 atendimentos. O médico pertence ao quadro de profissionais da empresa que realiza serviços de plantão médico na rede municipal de saúde.

Logo após ser informado sobre o episódio pelo secretário municipal de Saúde interino, Antonio Archangelo, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, determinou o imediato afastamento do médico de suas funções.

Publicidade

O afastamento até que os fatos sejam apurados se deu amparado em lei municipal, de autoria de Juninho, que proíbe o uso de celulares e outros meios eletrônicos para uso recreativo por profissionais de saúde durante o expediente.

A empresa que presta serviços de plantão médico acatou a determinação do prefeito e substituiu o profissional na escala de trabalho. “Nosso compromisso é com o bom acolhimento e qualidade no atendimento da população”, afirmou o prefeito, ressaltando que de maneira geral os profissionais da saúde têm seguido esta orientação. “Nesse caso em especial, que é exceção entre os milhares de atendimentos feitos diariamente na rede municipal de saúde, não podemos ainda emitir nenhum juízo de valor com relação à denúncia. Os fatos já estão sendo apurados pela Fundação e esperamos dar uma resposta à sociedade o mais rápido possível, garantindo o cumprimento de todas as leis administrativas”, reiterou Juninho.

Prefeitura e Fundação Municipal de Saúde reforçam a importância das pessoas que utilizam a rede pública de saúde de Rio Claro se manifestarem oficialmente caso tenham reclamações a fazer com relação a algum serviço prestado. Um dos canais preferenciais é a ouvidoria da Fundação de Saúde, pelo telefone 3526.7105. A ocorrência é registrada, o fato é apurado e a resposta é dada de maneira rápida e ágil.


Comentários: