Categorias

Secretaria de Meio Ambiente faz operação em casa de protetora por suspeita de doença contagiosa em cães

Nesta quinta-feira (11), se iniciou uma operação por volta das 13h30, em uma ação conjunta entre a Secretaria do Meio Ambiente, profissionais da área de zoonose e o canil municipal, em uma residência de uma protetora dos animais para apuração de uma possível doença contagiosa em cães.

O Agente de Fiscalização do Meio Ambiente, Merino, alertou que  essa é uma ação para prevenção de uma possível doença contagiosa. “Ainda que em tese, pode haver um animal com uma doença contagiosa na residência da senhora que nós estamos averiguando, por enquanto nada se confirmou, os profissionais da área de saúde, eles estão coletando sangue, de um a um de cada animal, para posteriormente identificar se realmente há doença, para um posterior tratamento, ou outra providência que se fizer necessária, dentro da lei.” disse Merino a nossa equipe de reportagem.

A Polícia Militar também compareceu ao local, apenas por segurança, nossa equipe de reportagem presenciou a chegada de algumas protetoras de animais, inclusive uma das senhoras, questionou a presença da PM. “Para quê a presença aqui? É humilhante ter polícias no local”, disse uma das protetoras. 

Publicidade

Em conversa com a protetora e ex-Diretora do Canil Ana Paula Arnold, que também compareceu no local, nos disse que mesmo com a situação do local, ele tem o mínimo de estrutura suficiente, pois é melhor lá na casa do que na rua, pois o Canil não tem capacidade para recolher mais cachorros e fez duras críticas ao Canil Municipal. “Da mesma maneira que uma criança não pode ficar na rua, ela vai para um orfanato ou para uma aldeia, é melhor um cachorro ficar preso do que ficar na rua”, disse Ana Paula.

A operação durou até as 18h desta quinta-feira (11), foi feita a coleta de sangue em 63 cachorros, agora as coletas serão encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, onde serão analisadas, a Secretária do Meio Ambiente irá aguardar os resultados.

 

 


Comentários: