Categorias

Com nova base, Samu será mais rápido em socorros na zona sul

Samu de Rio Claro atende, em média, 55 chamadas por dia e já salvou muitas vidas.

Com a base descentralizada que a prefeitura construirá na zona sul da cidade, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) conseguirá chegar ao local de um acidente naquela região de Rio Claro num tempo muito menor do que precisa atualmente para se deslocar da Vila Martins. A avaliação é do médico Rony Peterson, coordenador do Samu. “Dependendo das condições do trânsito, hoje levamos até 15 minutos para chegar a um acidentado na zona sul. Com uma base lá, o socorro poderá ser iniciado em menos de cinco minutos”, explica o médico.

A Fundação Municipal de Saúde está finalizando projeto, visando à abertura de licitação pública para a contratação de empresa que construirá o prédio em área na Via Kennedy próxima ao Aeroclube. O anúncio da base descentralizada foi feito na semana passada pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, informando que o novo posto ficará na região sul do município. “O atendimento do Samu é essencial para a vida das pessoas, por isso a instalação dessa base descentralizada em Rio Claro, vai garantir ainda o direito de todo cidadão a um atendimento de emergência ágil e eficiente”, afirmou o prefeito, e ressaltou ainda que a Câmara Municipal tem participação decisiva na implantação do serviço, uma vez que os recursos financeiros a serem utilizados são oriundos de devolução feita pelos vereadores no final do ano passado. O investimento na base descentralizada do Samu é estimado em R$ 250 mil.

Publicidade

“Além de ser uma ação do nosso governo, a descentralização do Samu é também uma orientação do Ministério da Saúde e estamos atendendo a essa orientação para ampliar e melhorar o atendimento de emergência em nossa cidade”, acrescentou Djair Francisco,  secretário municipal de saúde de Rio Claro.

Atualmente o Samu conta com base localizada próxima ao Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, Vila Martins, entre as regiões norte e nordeste do município. Dados levantados no ano passado pela Secretaria Municipal de Saúde mostravam média de 55 chamadas por dia, ou seja, mais de duas chamadas por hora. Com base em Rio Claro, o Samu é regional abrange ainda os municípios de Santa Gertrudes, Itirapina, Corumbataí, Ipeúna e Analândia.

O serviço é acionado pelo telefone 192 em casos de problemas cardiorrespiratórios, acidentes de trânsito, queimaduras graves, intoxicação, em crises hipertensivas, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em caso de choque elétrico severo, tentativas de suicídio, casos de afogamento e de acidente com produtos perigosos e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.


Comentários: