Categorias

Estudos recentes mostram novos tratamentos para a calvície

 A calvície é uma doença comum entre homens e mulheres desde tempos antigos e que, muitas vezes, levam pessoas a fazerem transplante capilar. Alguns estudiosos trazem uma boa notícia sobre as novas técnicas para tratamento da alopecia, que é conhecida como um tipo de calvície

Dermatologistas que participaram do Congresso Anual Americano de Dermatologia nos Estados Unidos afirmaram que serão apresentadas novas terapias com laser de baixa potência e bioestimulação através de plasma em plaquetas.

Apesar dos avanços alcançados, ainda não foi encontrado a cura para o problema, por isso, o tratamento deve ser contínuo, seguido de cuidados e respeitando processos para se obter resultados significativos. De acordo com os dermatologistas que foram ao congresso, novas opções de tratamento estão chegando.
Mas, o que é a alopecia?

Publicidade

A alopecia é conhecida como uma calvície e é uma doença que causa a perda parcial ou total dos fios de cabelo. Sua causa está relacionada a vários fatores, como alopecia areata ligada à genética ou à autoimunidade do organismo que destrói as estruturas que formam os fios, causando falhas no couro cabeludo, barba e púbis.

Existe também a alopecia androgenética que está ligada à genética e aos hormônios, fazendo com que os hormônios masculinos e a testosterona impeçam o crescimento do pelo. As mulheres também são afetadas fazendo os fios crescerem mais finos ou até mesmo ter a interrupção completa do crescimento.

Essa doença pode ser prevenida, porém a menopausa, a suplementação de homônimos masculinos, traumas, estresse e alimentação inadequada ajudam a acelerar ou a piorar o problema. Os tratamentos vão depender da gravidade da queda capilar e suas causas.

Existe um tratamento específico para a calvície

A bioestimulação por meio da injeção de plasma rico em plaquetas PRP consegue ativar as células mortas depois de injetado no couro cabeludo e, então, estimula o crescimento do cabelo na área que está a calvície. Mas, antes é necessário fazer todo um acompanhamento, pois se trata de um processo lento

Outra opção é a terapia a laser de baixa potência capaz de ajudar no crescimento do cabelo. Isso acontece devido à estimulação dos caminhos sinalizadores da proteína Wnt, e é de suma importância para o crescimento dos fios a produção de pigmentos neles existentes, afirmam os dermatologistas.

Eles ainda dizem que, além dessas terapias, estão sendo analisados, pelo menos, oito ensaios clínicos para a calvície, e há outros em pré-clínica, como o antiodógeno tópico, com função de diminuir os hormônios masculinos. O objetivo dessas terapias é oferecer um tratamento mais eficaz para a calvície.

Muitas pessoas ficam com dúvidas entre escolher o implante ou transplante de cabelo. Ambos dependem de processos operatórios, porém, é essencial que o paciente tenha conhecimento de que o profissional é quem faz a escolha do procedimento, ou seja, da técnica que será realizada.

Estadão Conteúdo

Comentários: