Categorias

Rio Claro é premiado em SP por ações de combate à tuberculose

Município é destaque nas ações preventivas contra  a doença.

Representantes da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro receberam na terça-feira (20) em São Paulo prêmio pelas ações do município para o combate à tuberculose e tratamento aos portadores da doença. O evento foi realizado no Centro de Convenções Rebouças, com a presença de representantes de vários municípios paulistas. “Trata-se de um reconhecimento ao bom trabalho de servidores dedicados e empenhados em cuidar das pessoas, ao acolhimento, agilidade e amor à profissão no combate a essa doença tão perigosa”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que parabenizou toda equipe da Vigilância de Rio Claro.
Estiveram presentes à solenidade de premiação a enfermeira Aline Rodrigues Camilo, a diretora de Vigilâncias em Saúde Paula de Abreu Kannebley, a gerente da Vigilância Epidemiológica Cláudia De Salvo Passarelli, a técnica de enfermagem Vaniele Souza e o biólogo Jairo Bruninho.
Rio Claro está entre as cidades do estado de São Paulo com maior porcentagem de cura em pacientes com tuberculose tratados na rede municipal de saúde. No ano passado durante todo o mês de setembro a prefeitura intensificou ações de prevenção à tuberculose. Na ocasião mais de 200 exames foram realizados em trabalho coordenado com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE, regional de Piracicaba). O objetivo da campanha, desenvolvida pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro e rede municipal de Atenção Básica, foi informar a população com foco na prevenção. Uma das ações foi utilizar cartazes, afixados nas unidades de saúde. A tuberculose tem cura e o tratamento gratuito é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo a Vigilância Epidemiológica, Rio Claro tem atualmente 35 pacientes com tuberculose em tratamento na rede municipal.

Publicidade


Comentários: