Categorias

Com mais de mil inscritos, Congresso de Saúde lota hoteis em Rio Claro

Evento será realizado entre 18 e 20 de abril no Claretiano Faculdade.

As principais unidades da rede hoteleira de Rio Claro estão com 100% de sua ocupação preenchida com reservas a partir da quarta-feira (18). O motivo são os 1.143 já inscritos no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que reunirá pela primeira vez em Rio Claro prefeitos, secretários municipais e profissionais da Saúde para participarem do evento que é um dos mais importantes do setor e será realizado até o dia 20, sexta-feira, no Claretiano Faculdade.

Os organizadores estimam que o número de inscritos pode aumentar com a proximidade do congresso. Hoteis em cidades da região também estão sendo reservados pelos inscritos.

Publicidade

Hoteis como Itaipu, Cristal, Class e Central Park, entre outros, são exemplo do grande movimento que a atividade já está gerando na cidade. “Estamos com 100% da ocupação programada para os dias 19 e 20 de abril, e para o primeiro dia do evento, já estamos nos aproximando dos 100%”, confirma Phillipe Bianchini, gerente do Class Hotel.
“Eventos como esse são de grande importância para movimentar a rede hoteleira da cidade e estamos muito satisfeitos”, acresenta.

Rio Claro foi escolhida entre várias cidades do Estado para sediar o maior evento dos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado. A escolha se deu no ano passado pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), que é o responsável pelo congresso.
“Além de colocar Rio Claro como destaque nas ações para melhorar a nossa Saúde Pública, o congresso movimentará a economia local de um modo inédito em Rio Claro”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O turismo de negócios traz muitos recursos não só para a rede hoteleira, mas também para o comércio em geral, restaurantes e outros serviços”, acrescenta.
Serão três dias de discussões sobre o sistema público de saúde do estado de São Paulo, com a presença de importantes autoridades do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e dos municípios paulistas. O tema central é “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!”.

“Este é um momento crucial para as discussões sobre a saúde e o SUS e para as reivindicações por mais recursos para a área”, destaca o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. “Esse evento também divulga positivamente Rio Claro, que é um município onde desde o ano passado a saúde passou a ser prioridade”, acrescenta.
Cursos, palestras, rodas de conversas, feira de expositores, além da 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 8º Prêmio David Capistrano fazem parte da programação do evento, que também contará com o espaço Gilson Carvalho, local de confraternizações, debates, exposições, lançamentos de livros e apresentações especiais. Dos 675 trabalhos inscritos, 165 foram selecionados pela comissão julgadora, e concorrem ao prêmio.
Outro destaque do evento será o quarto Encontro de Prefeitos, para o qual são esperados mais de 50 chefes de Poder Executivo de cidades paulistas. Este ano o encontro vai discutir a necessidade de um novo pacto federativo, devido em grande parte ao esgotamento de recursos dos municípios nos investimentos com a Saúde.

“O evento também servirá para estabelecer compromissos políticos com a preservação e o desenvolvimento do SUS”, acrescenta o presidente do Cosems/SP, Carmino Sousa, secretário municipal de Saúde de Campinas.

Inscrições e a programação completa do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo estão disponíveis no hotsite http://www.cosemssp.org.br/congresso-2018


Comentários: