Categorias

Administração do tempo é uma estratégia a favor do concurseiro

A boa administração do tempo é o segredo para estabelecer prioridade e conseguir fazer tudo o que é necessário em 24 horas. Essa estratégia é vital para concurseiros, que precisam dar conta da extensa lista de conteúdos exigida pelos editais.

Priorizar o tempo, criar um método e mantê-lo são regras básicas do concurseiro para atingir metas de estudos, sem se dispersar com outras atividades. Se você se ocupa o dia todo com as redes sociais e não sai do celular, é hora de rever essas situações.

Dicas para administrar bem o tempo

Separamos algumas dicas sobre como administrar bem seu tempo, ordenar prioridades e se dedicar mais ao seu propósito de estudar para conquistar o emprego que almeja no setor público:

Planejamento de estudos

Publicidade

Estruture a sua agenda de estudos, preferencialmente de acordo com a sua rotina. Se trabalha fora, os horários devem ser pautados conforme a sua disponibilidade. É essencial que você programe, pelo menos, duas ou três horas por dia para estudar com disciplina.

O calendário pode ser feito em um caderno, smartphone, computador ou em uma folha avulsa. Se optar por esse último recurso, fixe na parede ou em algum local de fácil visualização para lembrar-se sempre.

Se preferir, utilize uma planilha e automatize o seu cronograma. Organize e marque os horários, alternando rotinas de estudo e afazeres pessoais. Delimite um tempo para concluir cada tarefa e siga a agenda religiosamente.

Crie níveis de prioridade

Se você tem o dia todo comprometido, determine um tempo para pesquisa, leitura e estudos durante a semana.
Pela manhã, caso precise realizar trabalhos domésticos, defina um período para isso, das sete às oito horas, por exemplo. E, após isso, inicie a sua jornada de estudos.

O turno da tarde é ideal para estudar os conteúdos mais difíceis, utilize essas horas com foco e dedicação. Além de ser o período mais longo, é quando o corpo está mais ativo, com os níveis de atenção mais aguçados.

À noite você pode se dedicar a outras atividades, internet e TV, isso ajudará a descansar o corpo e a mente para cumprir a agenda noturna. Podem ser dispensadas três horas ao estudo, das 19h30 às 22h30, por exemplo, é o momento de pegar o seu material e fechar o cronograma do dia.

Deixe para esse horário as matérias que você tem mais afinidade, ou aproveite para ler livros e conteúdos interessantes, que agregam valor ao seu conhecimento. O segredo é estudar de forma mais leve e prazerosa, para não sobrecarregar a mente.

Repouso para mais produtividade

O sono é um fator importante para os estudantes. Durma com qualidade pelo menos oito horas por noite, ou a quantidade que seu organismo precisa.

Crie formas de relaxamento antes de se deitar, evite atividades, alimentos e bebidas estimulantes. É de conhecimento geral e comprovado cientificamente a fixação do que foi aprendido enquanto dormimos.

Descanso para o cérebro

Siga a agenda de segunda-feira a sábado e tire o domingo para descansar. Nesse dia, procure fazer atividades prazerosas, saia para conversar ou dançar com amigos, leia livros, assista a filmes leves ou fique sem fazer nada por quanto tempo quiser.

O domingo é todo seu, aproveite-o da melhor maneira. A única regra é o horário de ir para a cama, durma na hora costumeira, pois, no outro dia, a agenda de estudos precisa ser cumprida.

Pretensão e determinação

Lembre-se sempre dos seus objetivos quando o desânimo aparecer, pergunte-se por que está estudando e o que pretende alcançar. Se, por qualquer motivo você descumprir a agenda, não esmoreça, retome o mais rápido possível e siga firme rumo à aprovação para o emprego de seus sonhos.

Evite redes sociais e outros entretenimentos que possam dispersar a dedicação entre os horários proporcionados aos estudos. A concentração é um item obrigatório na assimilação do conteúdo, dessa forma, é necessário impor limites. Nada de celular, TV ou qualquer outra atividade que possa abstrair a atenção.

Falta de tempo não é desculpa para não atingir suas metas. Saiba administrá-lo de forma correta e alavancar a sua carreira.

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.


Comentários: