Categorias

Novo secretário estadual da Saúde reafirma em RC compromisso com o SUS

Marco Zago declarou intenção de estreitar a parceria do governo com os municípios no que se refere ao SUS.

O novo secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago, participou na noite de quarta-feira (18) da cerimônia de abertura do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que está sendo realizado até sexta-feira (20) em Rio Claro. O evento reúne mais de 1.500 participantes de vários municípios, entre gestores de saúde, expositores e profissionais do setor.

A participação de Zago no congresso foi seu primeiro ato oficial como novo gestor da pasta da Saúde. Sua nomeação foi formalizada na segunda-feira (16) e a portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (18). “Fiz questão de participar do congresso em Rio Claro para reforçar o compromisso do Governo do Estado com o SUS”, declarou o secretário, reiterando que o governador Márcio França pretende estreitar a relação do estado com os municípios no que se refere ao SUS.

Publicidade

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacou que o pacto federativo é cruel com os municípios na divisão dos recursos arrecadados com os impostos. “Estado e União ficam com a maior parte do dinheiro. Essa distribuição de recursos é injusta porque os problemas acontecem nos municípios, que ficam com a menor parte dos recursos e com a responsabilidade de atender a maior parte da demandas. É preciso rever esse pacto”, assinalou Juninho.

O Congresso de Secretários Municipais de Saúde é uma realização do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems). O Congresso tem como tema “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!”. O evento continua nesta quinta-feira (19) com palestras, mostra de experiências exitosas dos municípios, rodas temáticas e lançamento de livros. Na sexta-feira (20), as atividades incluem palestras, mostras, assembléia geral, entrega do 8º Prêmio David Capistrano e cerimônia de encerramento.


Comentários: