Categorias

Rio Claro já vacinou mais de 8 mil contra a gripe

Vigilância reforça que vacina contra gripe é só para grupos definidos pelo Ministério da Saúde.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe, iniciada pelo Ministério da Saúde em todo o País, avançou consideravelmente nesta primeira semana em Rio Claro. De acordo com a primeira prévia divulgada pela Vigilância Epidemiológica do município na tarde desta quinta-feira (26), mostra que desde segunda-feira (23) já foram vacinados mais de 8 mil pessoas. São 7.060 idosos com 60 anos ou mais e 1.222 trabalhadores da saúde, que pertencem aos grupos prioritários para receber a vacina nesta primeira etapa da vacinação, em acordo com a determinação do Ministério da Saúde.

Vale lembrar, conforme determinou o Governo Federal, que a vacina contra a gripe não é para toda a população e sim para os grupos que são mais vulneráveis a contrair o vírus.

Publicidade

Para estes dois primeiros grupos a meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar 25.310 idosos e mais 4.373 trabalhadores da Saúde em Rio Claro.

A partir da próxima quarta-feira, dia 2, serão incluídas na vacinação crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas. Do dia 9 de maio em diante também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças não contagiosas, professores e pessoas no sistema prisional.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a gripe em Rio Claro é 42 mil pessoas dos chamados “grupos prioritários”. No ano passado, Rio Claro conseguiu superar a meta.

Em Rio Claro a vacinação é feita em 18 salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde Família. A lista com endereços completos e telefones está no link www.saude-rioclaro.org.br.

Os horários de vacinação nas USFs são: de segunda a quinta das 07h30 às 15h30 e de sexta das 07h30 às 13h30. Nas UBSs de segunda a sexta das 07h30 às 15h30.

As Unidades Básicas de Saúde onde são aplicadas as vacinas ficam nos distritos de Assistência e Ferraz e nos bairros Boa Vista, Cervezão, Bairro do Estádio, Wenzel e Vila Cristina. As Unidades de Saúde da Família onde serão aplicadas as vacinas ficam no distrito de Ajapi e nos bairros Mãe Preta, Palmeiras, Jardim Novo, Benjamim de Castro, Bonsucesso/Novo Wenzel, Jardim das Flores, Guanabara, Panorama, Terra Nova e Jardim Progresso.

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, o dia 12 de maio está previsto para ser o “Dia D” de vacinação contra a gripe, para todas as pessoas dos grupos prioritários tomarem a vacina. De acordo com o governo federal, a vacinação de pessoas que não fazem parte de grupos prioritários ainda está em estudo pelo Ministério da Saúde.

Além de tomarem a vacina, as pessoas podem se prevenir contra a gripe com atitudes simples, como evitar contato muito próximo com pessoa infectada; lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; sempre que possível ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; evitar locais fechados ou com muitas pessoas. A Fundação Municipal de Saúde pede a compreensão de todos quanto a quem de fato deve ser vacinado, respeitando-se o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.


Comentários: