Categorias

Dos imóveis previstos em vistoria, 100% foram visitados pelo CCZ

Fundação de Saúde reforça que os cuidados no combate ao Aedes devem ser permanentes ao longo de todo o ano

 A equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro, responsável pelas vistorias em pontos estratégicos (borracharias, oficinas mecânicas, empresas, ferros velhos, floriculturas e cemitério) realizou 100% das visitas previstas para maio. Foram 135 imóveis visitados no mês. Na grande maioria deles foram recolhidas larvas do Aedes aegypti e verificados vários pontos considerados de risco, onde havia acúmulo de água.

Com relação aos imóveis especiais (escolas, unidades de saúde, hospitais, prédios públicos, igrejas, shopping) foram feitas 44 vistorias, das 45 previstas para maio, resultando num percentual de 97,78% de cobertura.

Publicidade

A positividade para Aedes em pontos estratégicos ainda é preocupante. Segundo estudo publicado no ano passado pela Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, a importância desses locais na dispersão dos insetos alados é conhecida e pode variar durante a época do ano, dependendo de fatores socioambientais, estruturais ou até mesmo econômicos ou políticos. Devido à natureza altamente infectante dos insetos vetores de arboviroses, as atividades de controle e vigilância são centradas nos criadouros potenciais do mosquito detectados nas atividades de visitas de casa a casa, nos imóveis especiais e também nos pontos estratégicos.


Comentários: