Categorias

Rio Claro também amplia cobertura vacinal contra a gripe

Crianças de cinco a nove anos e adultos com idade entre 50 e 59 anos agora também são vacinados.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, o município de Rio Claro ampliou desde segunda-feira (25) a cobertura vacinal contra a gripe. Agora também devem receber a dose da vacina crianças com idade entre cinco e nove anos e adultos entre 50 e 59 anos.

A vacinação também continua nos 18 postos de vacinação do município para quem já fazia parte dos grupos prioritários. “A vacina é o meio mais eficaz de se proteger contra a gripe, mas para evitar riscos da doença a população deve ainda adotar atitudes simples e muito importantes para reduzir as chances de transmissão do vírus”, destaca Cláudia Passarelli, gerente da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro.

Publicidade

Entre as orientações está evitar contato muito próximo com pessoa infectada; lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; sempre que possível ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; e  evitar locais fechados ou com muitas pessoas.

Neste ano, a vacina distribuída pelo governo federal protege contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2. Para receber a dose da vacina, as pessoas incluídas nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde Família (USF). Os horários de vacinação nas USFs são de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 15h30 e de sexta-feira, das 7h30 às 13h30 (USF). Nas UBSs a vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. Além das crianças com idade entre cinco e nove anos e adultos entre 50 e 59 anos, devem ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mães com até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, população indígena, portadores de comorbidades, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições socioeducativas.


Comentários: