Categorias

Carreata no sábado celebra padroeiro dos motoristas

Evento deverá reunir cerca de 1.200 veículos. Motoristas receberão bênção.

Neste sábado, 21, acontece a 44ª edição da Carreata de São Cristóvão, com concentração às 16h30 na Avenida Presidente Kennedy, ao lado do aeroclube. A saída está prevista para as 18 horas. Os condutores percorrerão em procissão motorizada pela Rua 14 até chegarem à rotatória da Avenida 32 com a Avenida Visconde do Rio Claro. No local, padre Renato Luís Andreatto, pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, concede bênção aos motoristas.

A realização é um trabalho conjunto da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Sindicato dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Pessoas, de Bens e de Cargas de Rio Claro (Sintrarc).

Publicidade

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca que é preciso manter a atenção no trânsito durante o trajeto do tradicional evento religioso. “Uma grande quantidade de veículos é esperada para a carreata e é importante que os motoristas fiquem atentos ao trânsito. Responsabilidade e cordialidade devem estar sempre presentes em qualquer situação”, aponta o secretário.

Gilvon Barbosa, presidente do Sintrarc, enfatiza que a procissão deve reunir cerca de 1.200 veículos entre carros, caminhões, motos e ônibus. “A expectativa é de uma grande quantidade de veículos na carreata. Os motoristas, de modo geral, já conhecem o percurso, pois é um evento bastante tradicional”, observa.

Padre Renato Luís Andreatto observa que a principal importância da carreata é a homenagem a São Cristóvão. “É o protetor dos motoristas e eles buscam essa benção para se sentirem mais seguros. Essa é a essência da procissão, é um momento de fé”, afirma.

Com participação de uma grande quantidade de veículos, os motoristas devem ficar atentos durante o trajeto. Condutores e passageiros devem utilizar cinto de segurança e crianças devem estar devidamente sentadas no banco traseiro dos veículos. No caso de motociclistas, a atenção maior refere-se ao uso de capacetes e demais equipamentos de segurança, como a antena corta linha, que protege o motociclista de acidentes com linhas com cerol.

E para abordar a questão o Sindimoto Campinas e Região estará presente na 44ª Carreata de São Cristóvão em uma ação de conscientização. Rogério Leite, diretor regional da entidade, explica que, durante a concentração da carreata, às 16h30, haverá distribuição de panfletos informativos. Os materiais abordam o perigo do uso de linhas com cerol e também a importância da utilização de antenas corta linha, por parte dos motociclistas.


Comentários: