Categorias

Arquivo Público participa de encontro de gestão documental

Evento foi realizado na quinta-feira (16) em Campinas.

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro participou do XIX Encontro Paulista sobre a Gestão Documental e Acesso à Informação, promovido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Câmara Municipal de Campinas. O evento foi realizado na quinta-feira (16) em Campinas.

“O encontro teve como objetivo fomentar a discussão sobre gestão documental e proporcionar a troca de relatos de experiências entre os servidores públicos”, explica a superintendente do Arquivo Público, Monica Frandi Ferreira. De acordo com ela, a atividade contribui de forma efetiva para o trabalho que está sendo desenvolvido pela autarquia, que visa a correta preservação e cuidado com o patrimônio documental.

Publicidade

O Arquivo Público de Rio Claro foi representado por Ednaldo da Mata, coordenador do Arquivo Intermediário da autarquia. O evento contou com palestras. No período da manhã, Igor Blumer Marangone, funcionário do arquivo estadual, falou sobre a importância da gestão documental nos órgãos públicos e a parceria com o Tribunal de Contas para preparar a publicação “Guia da Transparência Municipal”.

Em seguida, Camila Brandi de Souza apresentou o “Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade do Poder Legislativo Municipal: Atividade-Meio”, que servirá como modelo para a criação de instrumentos de gestão documental nas Câmaras Municipais.

No período da tarde, Humberto Celeste Innarelli, diretor do Arquivo “Edgard Leuenroth” da Unicamp, discorreu sobre a preservação de documentos digitais. Na sequência, Antonio Carlos Galdino, coordenador do Arquivo Municipal de Campinas, falou sobre os “Desafios das Instituições Arquivísticas Municipais”.

O próximo Encontro Paulista sobre a Gestão Documental e Acesso a Informação será no dia13 de novembro na cidade de São Caetano do Sul.


Comentários: