Categorias

Vamos valorizar as feiras de Rio Claro

Por Daniel Lins


O dia do feirante ocorre todo dia 25 de Agosto, em Rio Claro sua comemoração acontecerá hoje (24), a partir das 18 horascom direito a um bolo de seis metros de comprimento com mais de 50 quilos e será distribuído ao público. É dia de valorizar as pessoas que trabalham com a terra, que produzem o alimento que nós consumimos em nossas casas, e que trazem esses alimentos até nós.

Por essa razão, gostaria de lhe fazer um convite: hoje, ao invés de comprar o alface, o tomate e a banana no supermercado, vá à feira mais próxima e prestigie estes profissionais, estas pessoas que são parte fundamental da nossa sociedade.

Publicidade

E se você acha que feira é lugar de só comprar verduras e frutas, é porque você não conhece a feira dos agricultores, localizada na Central do Agronegócio (Rua 3-A, 1.155, Vila Martins), que acontece toda terça e sexta a partir das 17h30.

Além do contato com o produtor, que oferece verduras e frutas frescas (e em algumas barracas orgânicas), a feira do agricultor é um ótimo lugar para levar a família depois de um dia de trabalho.

Na feira tem o tradicional pastel com caldo de cana, mas tem também espetinho gourmet, pizzas, linguiça caseira, queijos, pães, massa de macarrão feita com beterraba, cogumelos frescos e até cerveja artesanal! Isso sem contar as diversas barracas com artesanatos e flores!

Falamos todos os dias sobre a nossa insatisfação com a sociedade, e sentimos que não temos poder para mudar nada. Mas nós temos sim. Temos o poder de escolher quem nós apoiamos, como gastamos nosso dinheiro. Temos o poder de escolher gastar nosso dinheiro na feira, com os produtores, ao invés de comprar verduras e frutas em grandes redes de supermercados.

Da horta para a feira: o produtor e feirante Claiton Oliveira segura alguns dos alimentos que ele produz.

Temos mais poder que imaginamos, e hoje peço que você vá à feira, converse com os feirantes, pergunte sobre suas produções, agradeça a estas pessoas que nos alimentam e que merecem todo o apoio que podemos dar!

Daniel Lins é fotógrafo documental e reside atualmente em Rio Claro. Você pode conhecer mais do seu trabalho em sua página de instagram, www.instagram.com/danflinss.


Comentários: