Categorias

Curso de manipulação de alimentos tem início para nova turma

Abertura foi realizada no NAM nessa segunda-feira. Aulas irão até quarta.

A Fundação Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), iniciou na tarde dessa segunda-feira (22) uma nova turma de 60 alunos para o curso de “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”. É a terceira turma do ano, composta de trabalhadores que manipulam alimentos em suas atividades, seja no comércio ou indústria. A capacitação será ministrada até quarta-feira (24) pelos profissionais da Vigilância Sanitária das 13 às 17 horas no auditório I do NAM (Núcleo Administrativo Municipal).

Os alunos recebem orientações a respeito de prevenção à contaminação alimentar, armazenamento, temperaturas e boas práticas para manipular os alimentos.

Publicidade

O prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrou que por 14 anos trabalhou numa padaria na produção de gêneros alimentícios e, por isso, sabe reconhecer com exatidão a importância do trabalho da Visa. “Se a Visa não age, surgem mais problemas para o setor de saúde”, afirmou o prefeito ao abrir o curso. “No ano que vem, mais cursos como este serão realizados”, anunciou.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, cumprimentou os integrantes da Visa pelo trabalho que realizam e ressaltou que agem preventivamente, pelo bem da saúde da comunidade. “E com esse curso a Vigilância Sanitária cumpre um de seus papeis essenciais, que é o de orientar e capacitar a comunidade”, acrescentou Djair.

A atividade tem o apoio do Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd).

Ainda durante a abertura, o chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária Maurício Monteiro destacou que o curso tem o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), por meio do Instituto Federal. O IF é quem certifica a realização do curso para os alunos.

Marcelo Camacho, do IF, agradeceu a parceria. “Estamos sempre à disposição do município”, disse.

“A Saúde Pública de Rio Claro ganha muita qualidade com os trabalhos desenvolvidos pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica bem como pelo Centro de Controle de Zoonoses”, acrescentou diretora de Vigilância em Saúde Paula Kannebley.

As chamadas “boas práticas” na alimentação estão definidas em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa,  que estabelece regulamento técnico englobando procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação de alimentos comercializados  à legislação sanitária.


Comentários: