Categorias

Atividades e orientação no encerramento do Outubro Rosa

Testes de HIV, aferição de pressão e orientação sobre câncer de mama estão entre as atividades no Jardim Público.

Com o tema “O mês se encerra, a conscientização não”, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro, em conjunto com a Secretaria de Cultura e a Faculdade Asser, promovem o encerramento da campanha Outubro Rosa, nessa segunda-feira (29). As atividades serão realizadas no Jardim Público, no Centro a partir das 9 horas.

O “Outubro Rosa” é campanha nacional de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Publicidade

Entre os serviços e atividades oferecidas a quem passar pelo Jardim Público na segunda estão conscientização sobre prevenção ao câncer de mama com as enfermeiras da Rede Municipal de Atenção Básica, distribuição de material informativo, serviços de saúde oferecidos por alunos da Asser, além da equipe do Sepa (Serviço Especializado de Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais) com unidade móvel fazendo testes rápidos de HIV, entre outros.

No início do mês a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, anunciou que a fila de espera para exames de mamografia foi zerada no município. Trata-se de um dos exames preventivos mais importantes no combater ao câncer de mama, pois permite o diagnóstico precoce da doença e, assim, o seu tratamento.

Em Rio Claro, de janeiro de 2017 a setembro de 2018, mais de nove mil mulheres realizaram mamografia, o que zerou a fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para esses exames.  Desde então a realização dos exames é feita com espera de apenas alguns dias e, quando necessário, em até três semanas a mulher já está iniciando o tratamento da doença. Para realizar este exame, basta que a mulher procure a unidade de saúde mais próxima.

O exame de mamografia deve ser feito anualmente por todas as mulheres acima de 50 anos de idade. Para as mais jovens, quando há indicação médica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.3600.


Comentários: