Categorias

Cresce o número de castrações gratuitas de cães e gatos

Secretaria de Saúde pede que proprietários de cães e gatos não faltem nos dias agendados.

O serviço de castração de cães e gatos oferecido pela Fundação Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, vem a cada mês atingindo números mais expressivos. No mês de outubro, o setor realizou 455 esterilizações, sendo 228 cães e 227 gatos, machos e fêmeas.

Esse resultado poderia ter sido ainda melhor se todos os agendamentos tivessem ocorrido conforme o programado pelo setor. No entanto muitos proprietários deixaram de comparecer no dia e hora marcados com seu animal para a realização da cirurgia. Em outubro foram 542 procedimentos agendados. Desses 87 não resultaram em esterilizações porque o dono não levou o animal ao Centro de Zoonoses e nem mesmo desmarcou o horário.

Publicidade

Apesar de todo o empenho em castrar o maior número possível de animais, a Secretaria de Saúde ainda encontra alguma resistência de proprietários. Mesmo assim, se forem somados todos os anos desde a criação do projeto (2011), Rio Claro já castrou 19.109 animais. Somente neste ano de 2018 foram agendados 4.173 procedimentos e realizadas 3.446 castrações.

O atendimento feito pelo Centro de Zoonoses prioriza as pessoas de baixa renda, permitindo que tenham acesso ao serviço. Com isso é possível esterilizar muito mais animais, evitando que eles se reproduzam e que filhotes acabem sendo abandonados pela cidade. Apesar de ser prioridade, o atendimento não é exclusivo para os que não podem pagar pelo procedimento. Ele está aberto a toda à população.

Para ter acesso ao serviço de castração oferecido pela prefeitura o munícipe pode ligar para 3535-4441 ou 3533-7155 e pedir informações sobre cadastros, agendamentos e encaixes. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas.


Comentários: